domingo, 27 de abril de 2025
Programa ajuda empresas goianas exportarem

Programa ajuda empresas goianas exportarem

O programa gratuito visa capacitar empresas começarem o processo de exportação de forma planejada e segura.

14 de março de 2025

O governo de Goiás abriu as inscrições para o Programa de Qualificação para a Exportação (PEIEX). Uma ação realizada em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

As inscrições estão disponíveis no site da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), com o preenchimento de um formulário de cadastro. Após a inscrição, a equipe técnica do PEIEX entrará em contato para iniciar o processo de internacionalização do negócio.

O programa é gratuito e visa capacitar as empresas que desejam começar o processo de exportação de maneira planejada e segura. Oferece três linhas de atendimento: para empresas produtoras de bens, produtos agrícolas e serviços.

Durante a qualificação, a equipe técnica trabalhará com os empreendedores na análise, abordando pontos essenciais como adequação de embalagem e produto ou serviço, identificação de oportunidades internacionais, barreiras de acesso ao mercado, precificação e frete.

A qualificação conta com o suporte de especialistas em comércio exterior. Eles oferecem informações detalhadas sobre os processos de exportação, ajudando as empresas a se prepararem para o mercado internacional.

Meta

Em Goiás, três convênios do PEIEX já foram executados, beneficiando 470 empresas. O processo de qualificação tem duração média de três meses. De acordo com o coordenador Operacional do PEIEX em Goiás, Aurélio Resende, a meta é atender 150 empresas nesta quarta edição, com investimento estimado em R$ 2 milhões.

“Este programa representa uma oportunidade para as empresas goianas que desejam expandir seus horizontes e acessar mercados internacionais. Incentivamos todos os empresários a se inscreverem e aproveitarem essa chance de obter o suporte necessário para se tornarem mais competitivos no cenário global”, afirmou o secretário estadual Joel de Sant’Anna Braga Filho (SIC).

Saiba mais: China responde pela metade das exportações goianas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.