domingo, 27 de abril de 2025
Inadimplência bate novo recorde em Goiás

Inadimplência bate novo recorde em Goiás

O aumento da inadimplência em Goiás é mais do que o dobro da média nacional.

19 de março de 2025

O número de consumidores goianos inadimplentes cresceu 7,87% em fevereiro deste ano, em relação a fevereiro de 2024. É a maior elevação nos últimos 12 meses. Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL-GO), com dados do SPC Brasil.

O aumento da inadimplência em Goiás no período é mais do que o dobro da média nacional, de 3,22%. Em fevereiro, cada goiano negativado devia, em média, R$ 4,9 mil (somando todas as dívidas).

No quadro geral, 61% das dívidas vencidas são devidas para bancos; 12%, para lojas do comércio; 10%, para outros segmentos; e 9%, para concessionárias de água e energia. O levantamento aponta que cada goiano inadimplente tem, em média, 2,2 dívidas em atraso.

Alerta

Para a FCDL-GO, a alta da inadimplência em Goiás é preocupante. A Federação cita que 86% dos consumidores negativados em fevereiro são reincidentes, nos últimos 12 meses.

“Os números de 2024 já acendiam o alerta para a inadimplência, que disparou no 2º semestre com a escalada nos juros. Infelizmente, 2025 começa também com índices nada favoráveis, influenciados ainda pela inflação”, comenta o presidente da entidade, Valdir Ribeiro.

Com o resultado negativo do mês passado, a inadimplência em Goiás cresce agora há oito meses seguidos: fevereiro (7,87%), janeiro (4,78%), dezembro (1,81%), novembro (4,68%), outubro (3,51%), setembro (2,47%), agosto (1,32%) e julho (2,23%).

Saiba mais: Endividamento bate novo recorde em Goiânia

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.