Marcenaria Express, de Anápolis, foca na agilidade da entrega em até oito dias para ganhar mercado e cair no gosto do público.
Deixar a estabilidade do funcionalismo público para se aventurar no empreendedorismo. O caminho que Sarah Helen Soares escolheu para focar na confecção de móveis sob medidas. A partir daí, nasce a Marcenaria Express, que tem como o maior diferencial a realização de entregas em até oito dias para o cliente.
Tudo começou durante a pandemia. O marido dela, Anderson Cavalcante, já trabalhava com marcenaria. Mas, na pandemia da Covid-19, viu despencar o número de pedidos e também a escassez de material para confecção dos móveis.
Sarah, hoje gerente administrativa da empresa, achou que o marido poderia aproveitar algumas sobras de materiais para fazer nichos. E passou a colocá-los na internet. Ela publicou em redes sociais, como o Facebook, e também em plataformas de vendas, como a OLX.
Com o passar do tempo, a nova empresária conta que a demanda cresceu, sendo necessário colocar outros produtos na linha de vendas, como estantes e armários. Tudo isso feito ainda no quintal de casa. Segundo ela, o fato de entregar os produtos em oito dias úteis foi um ponto chave para o boom das vendas.
“Em uma marcenaria tradicional, geralmente, o tempo de entrega gira por volta de 30 dias ou mais. Então, às vezes, o cliente está com pressa, vai abrir uma loja e não pode esperar muito. Isso porque já está pagando aluguel e com mercadoria parada. Esse cliente vê na gente a vantagem de conseguir abrir o mais rápido possível a loja dele”, diz.
Atualmente, a Marcenaria Express conta com 12 funcionários: três vendedoras online, que atuam nas vendas em regime home office, cinco pessoas na produção, duas nas entregas e duas na parte administrativa. A fábrica da empresa fica no bairro JK Nova Capital, em Anápolis.
Ela conta que, ao ver a empresa crescer, um dos maiores desafios foi a questão de recursos humanos. Para isso, o Sebrae foi um importante parceiro por meio do Programa Brasil Mais Produtivo. “Isso foi um divisor de águas no meu negócio. Hoje, acesso o celular e sei exatamente em que cada etapa um pedido está”, afirma.
A empresa também realizou investimento em equipamentos e treinamento da equipe. “Eu coloquei um computador em cada setor da marcenaria. Cada colaborador, ao terminar uma etapa, precisa registrar a conclusão e somente a partir disso ir para o passo seguinte”, detalha.
O resultado? São de seis a oito atendimentos por dia, o que pode variar de 180 a 240 clientes satisfeitos por mês. Os móveis estão em várias partes de Goiás, sendo Goiânia um ponto muito importante de venda para a empresa, abrigando 50% dos clientes.
Mas os móveis chegam em todo o Brasil, desde que o cliente os retire por meio de transportadoras. Desse modo, a marca já chegou em Minas Gerais, Rondônia e Bahia, por exemplo.
Ainda este ano, Sarah afirma que deseja entrar no mercado de móveis planejados. Com a mesma logística de entrega ágil para os clientes, com até 20 dias úteis para os fins dos trabalhos.
Segundo a empresária, o serviço público traz uma estabilidade, mas o negócio próprio te obriga a sair da zona de conforto para atingir um bom resultado.
“Quando você tem o seu próprio negócio, você tem um resultado de acordo com aquilo que entrega. Se você entrega muito trabalho, muito estudo naquele projeto, consegue ter um resultado bom”, afirma.