As inscrições para o Programa Capital Empreendedor, um dos principais de aceleração de startups, acontecem até 4 de maio. Numa iniciativa do Sebrae, durante seis meses as startups participantes mergulham em um ciclo de capacitação intensiva, que incluem mentorias especializadas coletivas e individuais.
O programa é dividido em etapas: Circuito Decolagem como ponto de partida, com apresentação dos projetos e inscrições das startups. Em seguida, o Circuito Rota de Inovação traz a preparação e apresentação dos tradicionais pitches aos investidores.
Já no Circuito Caminho da Transformação é a hora de partir para as mentorias que vão preparar as empresas para o desenvolvimento dos negócios. O programa culmina em um evento, o Circuito Onda de Crescimento, que promove a aproximação entre as startups e os investidores com o tão esperado Deal Day.
Nesse dia, as startups finalistas têm a oportunidade de fazer um pitch (apresentação) para um seleto grupo de investidores, fundos de venture capital e representantes do mercado.
No ano passado, mil startups de todos os estados e do Distrito Federal se inscreveram. Dessas, 431 participaram da primeira etapa do workshop de pitch e de preparação de investimentos. Dessas, 140 se classificaram para a segunda etapa e participaram de cerca de mentorias coletivas e individuais. No final, as 100 melhores startups participaram do Circuito de Investimentos, em São Paulo.
No segundo semestre do 2024, o programa selecionou seis empresas goianas: a Coordly, com atuação na construção civil; Corretora.ai, no setor imobiliário; BioUs, deeptech que transforma resíduos do agronegócio em biopolímero, fertilizantes e outros. Além da Orca, que atua na prestação de serviços para empresas; PersonalFit, na área de saúde; e SOU AgroSoluções, que atua na logística do agronegócio.