Atualmente, 23 cooperativas goianas são fundadoras da entidade, mas a expectativa é que esse número cresça nos próximos anos.
Goiás conta agora com uma nova entidade representativa: o Sindicato das Cooperativas de Crédito do Estado de Goiás (Sindicrédito/GO). Atualmente, 23 cooperativas goianas são fundadoras da entidade, mas a expectativa é que esse número cresça nos próximos anos.
Sua principal missão será aproximar o setor das instâncias sindicais, respeitando as particularidades de um segmento altamente regulamentado pelo Banco Central.
Em 2023, o cooperativismo de crédito no Estado, composto por mais de 30 cooperativas, movimentou R$ 47,7 bilhões em ativos, segundo o Panorama do Cooperativismo Goiano 2024, elaborado pela OCB/GO em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Para o presidente do Sicoob Crediadag, que preside também do Sindicrédito/GO, Renato Moreira, o novo sindicato permitirá uma atuação mais próxima e estratégica. “Vamos construir o nosso sindicato do zero, com a identidade das cooperativas de crédito goianas. Isso significa discutir os desafios do segmento de forma direta e estratégica, fortalecendo o cooperativismo e entregando mais valor aos nossos associados”, disse.
A criação do sindicato contou com o apoio do Sistema OCB/GO. “O Sindicrédito/GO vai potencializar a representatividade política e técnica do cooperativismo de crédito em Goiás. Atuaremos em conjunto, inclusive com compartilhamento de estruturas e serviços”, afirmou o presidente Luís Alberto Pereira.
“Temos uma missão clara: crescer. Levar os benefícios do cooperativismo de crédito para mais pessoas. E o Sindicrédito/GO nasce justamente para ajudar a cumprir esse papel com excelência”, frisou Moreira.