domingo, 27 de abril de 2025
Páscoa deve movimentar R$ 72 milhões em Goiás

Páscoa deve movimentar R$ 72 milhões em Goiás

Caso seja confirmada a expectativa da CNC, o valor será menor que o do ano passado. Motivo: preços.

15 de abril de 2025

As vendas do varejo voltadas para a Páscoa deverão totalizar R$ 72,7 milhões este ano em Goiás. Confirmada essa expectativa, o valor é um pouco menor que os R$ 73,1 milhões previstos para o ano passado.

No país, as vendas para a data deverão somar R$ 3,36 bilhões. Valor que representa uma retração de 1,4% no volume de vendas, em comparação ao ano anterior, já descontada a inflação, quando chegou a R$ 3,4 bilhões.

São Paulo continuará liderando as vendas, com expectativa de movimentar R$ 923,29 milhões. Em seguida, vêm Minas Gerais (R$ 344,06 milhões), Rio de Janeiro (R$ 237,52 milhões) e Rio Grande do Sul (R$ 194,93 milhões). Juntos concentrarão mais da metade da receita nacional com a data.

No entanto, Bahia (-6,2%) e Rio Grande do Sul (-4,9%) devem registrar as maiores quedas percentuais de vendas entre os Estados.

A Páscoa representa a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo nacional.

Preços altos

A principal razão para o recuo está na disparada dos preços de produtos típicos da celebração, especialmente o chocolate. O item deverá registrar aumento médio de 18,9%, o maior reajuste em 13 anos.

A alta é atribuída à valorização do cacau no mercado internacional e à desvalorização do real frente ao dólar, que passou de R$ 5 para R$ 5,80 em um ano.

No total, a cesta de bens e serviços ligados à Páscoa, composta por oito itens, deve ter um aumento médio de 7,4% nos preços, em relação a 2024. Além dos chocolates, destacam-se também os reajustes do bacalhau (+9,6%) e do azeite de oliva (+9,0%), dois produtos tradicionais nas ceias comemorativas.

Conforme a CNC, os altos preços tendem a conter o entusiasmo do consumidor. “Com isso, a Páscoa de 2025 deve reafirmar um cenário de consumo mais cauteloso, ainda que os apelos emocionais e tradicionais da data mantenham seu peso no calendário do varejo nacional”, destaca.

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