O Banco Central inicia nesta segunda-feira (28) a fase de testes do Pix Automático, que chega nas instituições financeiras no dia 16 de junho. O objetivo é saber se o que foi estabelecido pelo BC está funcionando.
O Pix Automático facilitará a realização de pagamentos recorrentes, como contas de consumo, planos por assinatura, mensalidades de escolas, entre outros. A inovação trará praticidade, segurança e eficiência, beneficiando recebedores e pagadores.
Recebedores
Para os recebedores, o Pix Automático oferecerá diversas vantagens. Uma das principais é o recebimento dos valores em tempo real, seguindo a característica de instantaneidade do sistema criado pelo Banco Central (BC).
Dessa forma, as empresas poderão melhorar seu fluxo de caixa e acabar com os atrasos nos recebimentos reduzindo, assim, a inadimplência.
Além de terem os recursos creditados de forma instantânea, as companhias que fizerem cobranças recorrentes via Pix Automático poderão reduzir custos. É possível diminuir despesas operacionais associadas à emissão e processamento de boletos bancários.
Pagadores
Para quem faz o pagamento de conta de água, luz, condomínio, escola ou plano de saúde, passará a encontrar todas as instituições do ecossistema do Pix para escolher de qual conta os valores serão cobrados.
No débito automático, por exemplo, a menos que a empresa fornecedora disponibilize o serviço no banco dos consumidores, não há essa gama de opções.