terça-feira, 13 de maio de 2025
Amizade é ponto de partida para negócio de sapatos

Amizade é ponto de partida para negócio de sapatos

Amici tem mais de 1,2 mil clientes cadastrados no sistema da loja e que, em média, atendem 200 compradores por mês.

2 de maio de 2025

Andressa Gomes criou a Amici, que já chegou em vários estados brasileiros e até em outros países, como EUA e Alemanha

Uma empresária goiana partiu da premissa dos valores de uma amizade para consolidar o seu negócio. Assim que Andressa Gomes Borges Santomé criou a Amici, que significa justamente amizade em italiano. Abriu a loja em Itaberaí, a 100 quilômetros de Goiânia, em 2022.

Mas, buscando crescimento e solidez da marca, a jovem empresária decidiu mudar para a capital, onde conta com uma loja moderna na Avenida 85, no Setor Marista.

Andressa explica que essa não foi a primeira vez que se aventurou no ramo do empreendedorismo. Em uma primeira tentativa, ela tinha a Use Minimalist, uma loja online de t-shirt. Na qual realizava as vendas dos produtos na própria cidade por meio do Instagram e eram difundidas entre as amigas dela.

Inclusive, uma delas a chamou para ser sócia na abertura de loja de sapatos, com fabricação própria dos modelos. De início, a marca funcionava na parte superior de um salão de beleza.

Mudanças

O objetivo inicial era vender de maneira online e apenas ter lançamentos presenciais. Mas, com a boa aceitação da marca, as empreendedoras notaram que as clientes sentiam a necessidade de irem à loja para experimentar os modelos.

“Nessa época, o estoque ficava na casa da mãe dessa minha sócia e a gente atendia algumas pessoas lá. Mas, com a necessidade, nós fizemos uma espécie de pequeno showroom, em abril de 2023, que era dividido para receber as clientes e ser o estoque. Mas o espaço ficou pequeno. Cinco clientes já enchiam”, lembra.

Pensando em mais conforto, Andressa conta que, em outubro de 2023, elas mudaram para uma sala maior no Centro. Entretanto, ela acabou tendo que ficar sozinha na loja, já que a amiga precisou deixar a sociedade. Devido à correria, já que Andressa também é advogada, decidiu trazer o conceito que fez sucesso em Itaberaí para a capital.

Transição

A Amici tem atualmente mais de 1,2 mil clientes cadastrados no sistema da loja. Que, em média, atendem 200 compradores por mês. A transição para o atual espaço aconteceu de maneira gradativa, sendo a loja física na capital foi completamente inaugurada em abril deste ano.

Andressa afirma que procurou um espaço com cuidado, que levasse conforto aos clientes e retratasse o acolhimento da amizade. Que, inclusive, é tida como o ponto de sucesso por ela. Para que isso fique evidente, os sapatos são batizados com os nomes das clientes. O que, segundo a empresária, faz total diferença no atendimento e fidelização das compradoras.

“É um espaço aconchegante, onde podem conversar e ser bem assistidas na parte dos calçados”, diz. A loja conta com cerca de 50 modelos disponíveis, entre sandálias abertas, fechadas, de salto baixo, alto, botas e papetes – carro-chefe de vendas.

A fabricação acontece no modelo Private Label, que são próprios, mas confeccionados por fábricas parceiras. Atualmente, a Amici trabalha com seis fabricantes. “Eu vou até a fábrica e personalizar com o jeito da Amici. Ou eu posso chegar com um sapato e falar que quero de determinado modelo. Às vezes, a mudança de uma cor muda totalmente a sandália. Eu sempre deixo para batizar o nome da sandália quando ela chega na minha loja”, explica.

Conciliação

Na loja, Andressa conta com a ajuda de uma vendedora e com uma equipe de marketing, que colabora no planejamento antecipado de campanhas de vendas. A marca já chegou em vários estados brasileiros e até em outros países, como Estados Unidos e Alemanha.

O objetivo é que esse ano ela consiga fazer com que a loja cresça ainda mais e buscar criar as embaixadoras da Amici em parceria com influenciadoras. Apesar disso, ela segue conciliando a loja com a profissão de advogada, que ela também trata como uma forma de empreender.

“Eu procuro me dividir em dias e horários. Atualmente, eu faço todos os meus prazos, inspeções e atendimentos na parte da manhã. Porque, por mais que a advogada seja uma profissão, eu a enxergo como um empreendimento também. Porque, se você não for atrás, não estudar também, você não vai ter cliente”, frisa.

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