Segundo pesquisa do Sebrae Goiás, 56% usam a internet para atender clientes. Mas pouco ainda para vender.
A internet tem sido uma ferramenta amplamente utilizada pelos microempreendedores individuais (MEIs) em Goiás. Segundo pesquisa do Sebrae Goiás, 56% a usam a rede para atender clientes. Além disto, 46% usam para divulgação, 28% para vendas on-line e 26% para buscar tendências e fornecedores.
Os formatos de conteúdo considerados como mais atrativos são imagens (63%) e vídeos curtos (57%). As redes sociais mais utilizadas são o WhatsApp (89%) e o Instagram (59%). Entre as ferramentas digitais destacam-se WhatsApp Business (51%) e Instagram Business (21%).
Ainda assim, diante desse cenário, mais da metade dos entrevistados ainda não utilizam marketplaces. Os empresários apontaram no estudo que a principal dificuldade no uso de tecnologia é não saber como divulgar ou vender on-line (34%). Seguida pelo custo elevado de manter ferramentas digitais (30%).
No que se refere ao uso de inteligência artificial, a aplicação da ferramenta ainda é incipiente, pois 76% não utilizam. Entre os que usam, as principais funções exploradas são: geração de textos (48%), conteúdo para redes sociais (44%), edição de imagens e vídeos (29%) e atendimento ao cliente (25%).
Gerente da Unidade de Gestão Estratégica (UGE) do Sebrae-GO, Francisco Lima Júnior, explica que a adoção da IA pelos MEI pode ajudá-los a melhorar a eficiência e a competitividade. Além de contribuir para a sustentabilidade dos negócios a longo prazo, pois esta passou a ser uma tecnologia fundamental para qualquer empreendimento.
“O Sebrae quer promover a aproximação entre os MEI e uso das IA para automatização de tarefas repetitivas. Além de análise de dados, atendimento ao cliente, desenvolvimento de produtos, entre várias tantas outras oportunidades”, afirma o gerente da UGE.