terça-feira, 15 de julho de 2025
IA reduz fila de análise em até 71% na Juceg

IA reduz fila de análise em até 71% na Juceg

Ferramenta aumentou em 30% a produtividade dos analistas e reduziu pela metade tempo de arquivamentos

22 de maio de 2025

A produtividade diária dos analistas da Juceg aumentou em 30% e o tempo de espera pela resposta da análise caiu mais da metade

Redução média de 50% na fila de processos para análise, chegando ao pico de 71,4%. Esse foi o resultado da utilização da Inteligência Artificial (IA), no primeiro mês de implantação na Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg)

Antes da tecnologia, cerca de 1.400 procedimentos administrativos diários aguardavam parecer de analista. Após a ferramenta, o número caiu para uma média de 700 processos.

Agilidade

Implantada há cerca de 40 dias para uso interno e há um mês para usuários externos, a ferramenta identifica erros comuns, como os ortográficos e divergências de nomes e números nos documentos, mas não os corrige de forma automática.

“Cabe ao usuário fazer a alteração sugerida. Se ele optar por ignorar as correções, o processo será retornado com as mesmas exigências a serem feitas”, explica o presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira.

Essa assistência agilizou a análise da Juceg em duas frentes: na quantidade de erros a serem corrigidos em cada documento e no tempo que cada analista gasta para completar cada análise.

Produtividade

Segundo Eliana da Glória Silva Dias, gerente técnica de decisão singular, com menos erros, a produtividade diária dos analistas da autarquia aumentou em 30% e o tempo de espera pela resposta da análise caiu mais da metade.

“No início de abril, a espera para deferimento ou devolução de correção de alguma exigência era de cerca de 48 horas. Hoje, levamos cerca de 15 horas para finalizar a checagem dos dados e responder ao usuário”, explica.

Com relação a fila, foi registrada redução acentuada. Na última semana, a Juceg tinha cerca de 700 processos na segunda-feira e chegou na sexta-feira com 400 processos pendentes de análise. Isso ocorreu porque a IA já aponta para o analista onde estão as inconsistências”, explica.

De acordo com Eliana, a ferramenta ainda passa por ajustes, mas já é possível evidenciar o impacto positivo. “Estamos informando erros e sugerindo melhorias para o gestor do programa. Nossa meta é diminuir, ainda mais, a fila de espera nos próximos meses”, ressalta.

A integração da inteligência artificial aos procedimentos da Juceg faz parte do pacote de ações para desburocratizar o registro mercantil no Estado, iniciado em 2019. Atualmente, todo processo de abertura de empresas é realizado de modo on-line e um novo CNPJ pode ser constituído dentro de até 15 horas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.