Goiás se destaca na aviação executiva e agrícola com 1.621 aeronaves registradas, a 7ª posição no ranking nacional.
O Aeroporto Condomínio Liberty, em Goianápolis (GO), a 32 quilômetros de Goiânia, sediará em 25 e 26 de junho a 5ª edição do Aviation XP Centro-Oeste. Empresas como Synerjet, TAM Aviação Executiva, Aeroprest, Leader Tech, Cruzeiro do Sul, Aerotec, Avanti e Fly Parts já confirmaram presença.
Goiás se destaca no cenário da aviação executiva e agrícola. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tem 1.621 aeronaves registradas, ocupando a 7ª posição no ranking nacional.
O agronegócio é um dos principais propulsores da aviação no estado, o 4º maior do país no segmento, atrás apenas de Mato Grosso, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Apesar de não haver o número fracionado para Goiás, a frota de aviação agrícola brasileira teve um crescimento de 7,2% em 2024, com 1.997 aeronaves registradas e em operação em dezembro do ano passado.
Ao todo, Goiás tem 26 aeroportos públicos, 202 privados, 53 helipontos, 42 empresas de serviços aeroagrícolas e 70 oficinas de manutenção aeronáutica. O segundo maior número do país, atrás apenas do Estado de São Paulo, de acordo com dados da Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).