sexta-feira, 20 de junho de 2025
Aura Minerals compra Mineração Serra Grande

Aura Minerals compra Mineração Serra Grande

A operação envolve a aquisição da mina de ouro localizada em Crixás, em Goiás.

2 de junho de 2025

A Aura Minerals anunciou nesta segunda-feira (2/6) que fechou um contrato com a AngloGold Ashanti para compra da Mineração Serra Grande (MSG). Ela possui uma mina de ouro em Crixás, em Goiás.

A Aura pagará pela aquisição US$ 76 milhões em caixa, na data de fechamento, sujeito a ajustes, segundo fato relevante ao mercado.

Também fará pagamentos de contraprestação diferida equivalentes a uma participação de 3% sobre retornos líquidos de fundição relativos à produção futura da empresa que corresponder aos recursos minerais atualmente identificados da MSG (incluindo a reserva mineral).

A transação exclui certas subsidiárias atuais da MSG e está condicionada ao cumprimento de condições precedentes. Incluindo a aprovação do órgão antitruste Cade e a conclusão, pela AngloGold, da descaracterização em andamento de barragem de rejeitos atualmente desativada.

Segundo o comunicado da companhia, a expectativa é de fechamento da operação no terceiro trimestre deste ano.

Minas

A operação da MSG abrange três minas subterrâneas mecanizadas e uma mina a céu aberto, com uma usina metalúrgica dedicada que possui capacidade anual de processamento de 1,5 milhão de toneladas. De acordo com a AngloGold, a MSG produziu 80 mil onças de ouro em 2024.

“Acreditamos ser possível melhorar a produtividade, aumentar a produção, reduzir custos e estender a vida útil da mina Serra Grande, que poderá se tornar um ativo fundamental em nosso portfólio”, disse Rodrigo Barbosa, presidente da Aura, segundo o fato relevante.

Saiba também: Hochschild prevê extrair mais de 2 toneladas de ouro por ano em Goiás

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.