A BRF (marcas Sadia e Perdigão) abateu de forma preventiva 74 mil galinhas em uma granja parceira em Santo Antônio da Barra (GO). O motivo foi a confirmação de um foco de gripe aviária em aves domésticas na mesma região.
O abate ocorreu no fim de semana. As aves, que estavam saudáveis, servem apenas como matéria-prima industrial, sem risco para o consumo humano. A decisão segue a mesma linha adotada pela Seara, da JBS, que já havia sacrificado mais de 67 mil frangos no Rio Grande do Sul.
O abate aconteceu após a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) confirmar um caso de gripe aviária em galinhas de criação doméstica na cidade. Em nota, BRF disse que a medida incluiu apenas as aves de uma propriedade que estava no raio de vigilância do foco.
A empresa não informou em qual unidade realizou o abate. Segundo a empresa, a ação contou com aprovação do Ministério da Agricultura (Mapa) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa).
A Agrodefesa de Goiás realiza ações emergenciais de vigilância no raio de 10 quilômetros ao redor do foco. Com monitoramento intensivo do trânsito de aves, ovos e materiais avícolas, restrição de movimentações e reforço nas barreiras sanitárias e suspensão temporária de feiras e exposições com aves vivas nas regiões afetadas.
De acordo com o diretor da Agrodefesa, Rafael Vieira, todas as decisões foram realizadas em caráter preventivo para afastar a possibilidade de Influenza Aviária em criações comerciais. A Agrodefesa fez uma inspeção detalhada nas instalações para certificar que as aves estavam saudáveis, informou Rafael.