Com o fim da parceria, veículos como o SUV New Tucson e o caminhão HR deixarão de ser montados em Anápolis.
Após 26 anos, acabou o casamento do Grupo Caoa e Hyundai. As duas marcas não dividem mais a mesma fábrica de veículos em Anápolis (GO). O fim da união ocorre pouco mais de um ano depois do anúncio de mudanças nos termos da aliança.
Em fevereiro de 2024, as duas empresas informaram que iriam iniciar uma parceria inédita. Com isso, a expectativa era de que a fábrica da Caoa em Goiás recebesse ferramental e investimentos para produzir novos carros da Hyundai. Porém, isso nunca ocorreu.
O fim da parceria para produção de veículos da Hyundai pela Caoa foi revelado pela Autoesporte e confirmado pelo Jornal do Carro. Contudo, nenhuma das duas empresas confirmou a informação.
Em nota, a Hyundai divulgou a seguinte posição: “A Hyundai esclarece que, conforme suas políticas globais de governança corporativa e confidencialidade, não comenta estratégias comerciais ou de produção nos mercados em que está presente.”
A Caoa também divulgou comunicado lacônico. “A Caoa tem uma política de sigilo judicial que não nos permite comentar planos de negócios, futuros lançamentos ou tratativas de projetos subsequentes”, frisou.
Com o fim da parceria, veículos como o SUV New Tucson e o caminhão HR deixarão de ser montados em Anápolis. Encerrando uma aliança estratégica que durou cerca de duas décadas e resultou na fabricação de mais de 500 mil unidades.
Ainda não oficial, a informação é de que a distribuição de carros nacionais e importados da Hyundai continuará sendo feita pela rede de concessionárias da Caoa.
Também sem confirmação oficial, a Caoa já estaria em tratativas com outras fabricantes asiáticas interessadas em ocupar o espaço deixado pela Hyundai. Entre as principais candidatas, estão três montadoras chinesas: Dongfeng, Changan e Baic, que avaliam a possibilidade de firmar parcerias para a utilização do parque industrial goiano.
A Caoa seguirá produzindo modelos da marca chinesa Chery no Brasil Até 2027, a empresa planeja ampliar sua linha nacional com o lançamento de novos produtos em Anápolis, como uma picape a diesel e o SUV Tiggo 9. A produção atual dos SUVs Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8 continua mantida.
Mesmo com o fim da parceria, a fábrica em Anápolis passará por ampliação, com o acréscimo de 36,1 mil metros quadrados, elevando sua área construída para mais de 208 mil metros quadrados. A unidade também recebeu uma nova etapa de automação, com a incorporação de equipamentos que utilizados na antiga fábrica da Ford na Bahia.
A capacidade produtiva da fábrica deve dobrar, passando de 80 mil para 160 mil veículos por ano. Para viabilizar essa expansão, a Caoa projeta investimentos na ordem de R$ 3 bilhões, destinados ao desenvolvimento de novos produtos e à modernização dos processos produtivos.
A Caoa tem planos de produzir uma picape a diesel na fábrica de Anápolis, anunciada pelo presidente da montadora durante o Salão de Xangai para 2027. Antes disso ainda virá o Tiggo 9.