Livraria Nobel repagina espaço físico e promove eventos para atrair mais clientes, especialmente adolescentes e jovens.
Goiás tem registrado crescimento de vendas no comércio varejista. Em abril deste ano teve sua 17ª alta consecutiva, segundo levantamento do Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB). Detalhe: com destaque para a venda de livros, jornais, revistas e papelaria, que tiveram alta de 12,4%.
A proprietária da Livraria Nobel, Scylene Britto, há 16 anos no Shopping Bougainville, sentiu uma maior procura por livros físicos. O que tem animado o mercado. “Em meio a um mundo cada vez mais digital e acelerado, muitas pessoas estão redescobrindo o prazer de ler no papel”, diz.
“É como se o livro físico tivesse se tornado um refúgio, um momento de pausa, de conexão mais profunda com o conteúdo e até de cuidado com si mesmo”, frisa a empresária. Segundo levantamento do IPC Maps, o potencial de consumo de livros e material escolar em Goiás chega a R$ 1,7 bilhão por ano.
Mas as livrarias também têm feito sua parte para atrair mais clientes. Scylene pontua que a sua livraria passou por uma repaginada para se tornar mais atrativa e funcional. Além disso, também passou a realizar clubes de leitura de maneira periódica.
“Mais do que vender livros, queremos oferecer experiências. Organizamos eventos, lançamentos, encontros com autores, clubes de leitura. A nossa livraria, por exemplo, tem até uma árvore no meio das prateleiras — um espaço poético, pensado para inspirar. É isso que nos diferencia: o vínculo afetivo com o público, o atendimento, a curadoria, o espaço acolhedor”, diz.
Apesar disso, Scylene afirma que manter uma livraria aberta em uma era completamente tecnológica é um desafio. Mas que se apega à crença de que a leitura é transformadora.
“Ela forma senso crítico, estimula a imaginação, promove empatia. E cada livro vendido é, para nós, uma pequena vitória da cultura e do encontro humano. A tecnologia avança — e isso é maravilhoso —, mas ela nunca substituirá o calor de uma livraria viva, onde histórias e pessoas se encontram.”
No Brasil, segundo o 13º Painel de Varejo de Livros, referente ao período de 2 a 29 de dezembro de 2024, por exemplo, o volume de livros vendidos aumentou 18,9%.
A empresária goiana destaca os gêneros de fantasia, romance e suspense como os mais procurados por adolescentes na atualidade.