sábado, 16 de agosto de 2025
Tecnologia como aliada no controle das finanças

Tecnologia como aliada no controle das finanças

Pesquisa mostra que 74% das pequenas e médias empresas ainda usam métodos manuais para gerenciar fluxo de caixa.

31 de julho de 2025

Apesar do avanço das ferramentas digitais, grande parte dos microempreendedores ainda faz o controle financeiro de forma manual. Segundo a pesquisa da Conta Azul, 74% das pequenas e médias empresas no Brasil ainda utilizam cadernos para gerenciar o fluxo de caixa. O levantamento ouviu mais de 400 empreendedores de todas as regiões do país.

Essa realidade, de acordo com George Gustavo Toledo, gestor do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, está relacionada a fatores como desconhecimento sobre ferramentas digitais, receio com os custos de implantação e dificuldade de acesso à tecnologia.

“Além disso, muitos negócios, principalmente os familiares, seguem uma lógica de que sempre funcionou assim, então não é preciso mudar”, avalia.

Cadernos

Dados do Sebrae mostram que 46% dos microempreendedores individuais (MEIs) não registram os próprios gastos e recebimentos. E entre os que registram, 43% ainda utilizam cadernos. Essa prática, segundo Toledo, também é comum em Goiás e representa tanto um desafio quanto uma oportunidade de evolução para os pequenos negócios.

“É possível mudar a forma de gestão com ferramentas que estão ao alcance. A tecnologia tem se mostrado uma aliada importante para melhorar a organização financeira e dar mais segurança ao empreendedor na tomada de decisões”, conclui.

Primeiros passos

De acordo com George, nos tempos atuais existem aplicativos gratuitos e sistemas integrados que ajudam a controlar o fluxo de caixa, registrar vendas, organizar o estoque e planejar as finanças. “Essas ferramentas são simples de usar e ajudam a evitar erros. Além disso, geram dados importantes para a tomada de decisões”, explica.

Para quem ainda está no papel e caneta, a recomendação é começar com ferramentas simples. “Não é necessário investir em grandes softwares logo no início. Planilhas e aplicativos gratuitos já fazem diferença”, orienta Toledo.

Ele também reforça a importância da capacitação. “Buscar conhecimento é essencial para superar a ideia de que tecnologia é complicada. Hoje, as plataformas são mais intuitivas e pensadas para facilitar a rotina de quem empreende”, completa.

As três frentes de ação da gestão

  • Gestão do caixa no dia a dia: administrar as entradas e saídas de recursos financeiros relativos a vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos, despesas, entre outros;
  • Gestão de investimentos: ocorre quando a empresa resolve expandir, modernizar, abrir novas unidades, comprar novas máquinas e equipamentos etc.;
  • Gestão de crises: é um assunto pouco comentado, mas muito frequente. Envolve renegociação de prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução, enfim, uma área que exige saber fazer escolhas difíceis em eventuais tempos difíceis.

Saiba também: Atendimento vale mais que preços baixos, diz pesquisa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.