Empresas goianas vão participar do Hicool Entrepreneur Summit, um dos maiores eventos globais de empreendedorismo tecnológico.
Representantes de dez startups de Goiás embarcaram nesta segunda-feira (13/10) para a China, onde vão participar do Hicool Entrepreneur Summit. Trata-se de um dos maiores eventos globais de empreendedorismo tecnológico.
O Hicool reunirá mais de 500 startups de todo o mundo e deve atrair cerca de 50 mil visitantes. Funcionando como vitrine de produtos, tecnologias e parcerias com cadeias industriais globais.
A iniciativa da missão goiana faz parte do programa Madurar Internacional, desenvolvido pelo Hub Goiás, criado e mantido pelo governo estadual.
A missão também visitará parques tecnológicos, como o TusPark, ligado à Universidade de Tsinghua, em Pequim. É considerada o “Vale do Silício chinês” e abriga mais de mil empresas de tecnologia.
Todas as startups goianas utilizam inteligência artificial em suas soluções, aplicadas em áreas como educação, bioeconomia, saúde, marketing e indústria.
Entre os destaques estão: Nanoterra, especializada em biotecnologia e nanotecnologia sustentável; e BioUs, referência em bioeconomia circular e reaproveitamento de resíduos orgânicos com uso de IA.
“Participar dessa missão é uma oportunidade de conectar a Nanoterra com o ecossistema asiático e fortalecer a internacionalização da inovação feita em Goiás”, diz Yara Mendes, cofundadora da startup.
Já o CEO da BioUs, Raimundo Lima, avalia que “a missão é estratégica para aproximar startups goianas de investidores e parceiros internacionais, consolidando a presença de Goiás no cenário global de tecnologia”.
Antes do embarque, as startups passaram por um estágio de preparação no Brasil, realizado pelo Hub Goiás, para imersão no mercado chinês. A agenda inclui networking, visitas técnicas e articulações com parques de tecnologia, aceleradoras e fundos de investimento.