
A Aliare, holding goiana especializada em tecnologia para o agronegócio, comprou a Agrometrika, gestora de crédito e risco rural localizada em Vinhedo, São Paulo. O negócio, que não teve o valor divulgado, marca o terceiro movimento de fusões e aquisições da empresa goiana desde 2021. Reforçando a estratégia da Aliare de se consolidar como a big tech do agro até 2030.
“Isso significa liderar a transformação digital do setor com soluções inteligentes, escaláveis e inovadoras, capazes de gerar valor real para toda a cadeia — do produtor à indústria. Nossa meta é consolidar a companhia como a plataforma tecnológica líder nos segmentos em que atuamos”, afirma Carlos Barbosa, CEO da Aliare.
A aquisição ocorre em um momento que o agro brasileiro enfrenta escassez de crédito e desafios crescentes na gestão de risco. O grupo goiano reúne empresas como Siagri, Datacoper, Solution e Implanta, além da startup Wemov. Atende mais de 5 mil clientes no Brasil e no Paraguai, somando mais de 70 mil usuários ativos.
A Agrometrika tem 15 anos de atuação e R$ 110 bilhões aprovados em sua plataforma atualmente. A receita bruta da empresa somou R$ 150 milhões no ano passado e vem crescendo entre 15 e 20% nos últimos anos. Seu modelo de negócio abrange o crédito desde a análise de à decisão.
Segundo Fernando Pimentel, fundador da Agrometrika, a união representa “a oportunidade de ampliar o alcance e acelerar o ritmo de evolução do produto”. O fluxo de trabalho da Agrometrika abrange todo o processo de crédito agrícola – da análise, decisão e formalização ao acompanhamento da safra.
De acordo com fontes do mercado, a agtech se consolida como uma das maiores do ecossistema integrado de tecnologia para o agronegócio com um portfólio de 14 linhas de produtos. Entre elas estão sistema de software integrado que ajuda as empresas a gerenciar e automatizar suas principais operações (ERP). Além de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), inteligência de negócios (BI), além de soluções fiscais e digitais.