A agropecuária liderou o crescimento do PIB de Goiás em 2025, com alta de 20% até novembro. Economia acumulou avanço de 3,9%.

A agropecuária foi o principal motor do crescimento da economia goiana em 2025. Registrou expansão de 20,1% no acumulado do ano até novembro, segundo dados do PIB Mensal divulgados pelo Instituto Mauro Borges de Pesquisa e Política Econômica (IMB).
O desempenho robusto do setor agropecuário foi determinante para sustentar o avanço do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás, que acumulou alta de 3,9% entre janeiro e novembro.
No recorte dos últimos 12 meses, o crescimento foi de 3,7%, confirmando uma trajetória consistente de expansão da atividade econômica estadual.
Além do protagonismo do campo, a indústria goiana também apresentou desempenho positivo em 2025. O setor cresceu 2,3% no acumulado do ano e 2,0% nos últimos 12 meses, refletindo a ampliação da base produtiva do Estado.
O resultado foi puxado principalmente pela indústria extrativa, que registrou alta expressiva de 8,7%. Além de avanços na indústria de transformação (+1,6%) e construção civil (+0,5%).
O setor de serviços também manteve trajetória positiva, com crescimento de 1,5% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Entre os segmentos que mais se destacaram estão atividades diretamente associadas ao consumo, emprego e circulação de renda: comércio (+4,7%); serviços profissionais, administrativos e complementares (+3,4%); transportes, serviços auxiliares e correio (+2,7%).
O desempenho reforça a importância do mercado interno e da logística para o crescimento econômico estadual. Especialmente em um ambiente de maior integração entre agronegócio, indústria e serviços.