domingo, 28 de abril de 2024
SENAI e SESI devem qualificar quase 300 mil em Goiás

SENAI e SESI devem qualificar quase 300 mil em Goiás

A proposta para 2022 é gerar em educação profissional, educação básica e serviços de tecnologia e inovação, 136.225 mil matrículas para capacitação de profissionais.

18 de junho de 2022

Paulo Vargas: “O número de vagas acompanhará a necessidade da indústria”

O SENAI e o SESI têm um grande desafio pela frente: qualificar 309 mil trabalhadores para ocupações nas indústrias em Goiás até 2025. Este número é apontado pelo Mapa do Trabalho Industrial 2022/2025. “O SENAI, juntamente com SESI, conseguirá suprir as demandas de 90% da indústria goiana”, afirma o diretor regional do SENAI e superintendente do SESI, Paulo Vargas.

Em entrevista ao EMPREENDER EM GOIÁS, Paulo Vargas diz que as entidades, a partir do estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), prepara pronta resposta para esta demanda. A proposta para 2022 é gerar em educação profissional, educação básica e serviços de tecnologia e inovação, 136.225 mil matrículas para capacitação de profissionais.

“Essa é uma meta para este ano, a progressão do número de vagas abertas acompanhará a necessidade da indústria em cada ano, até 2025. Entendendo os desafios, abrimos um diálogo direto com os industriários e cooperativas para absorver as demandas e personalizar as soluções. O nosso trabalho tem que ser baseado no diálogo com setor para uma assertividade nesses contextos”, afirma o diretor do SENAI.

A preocupação maior, segundo Paulo Vargas, vai além dos números. É o “olhar para o futuro” das instituições SESI e SENAI, diante do desafio de preparar profissionais para uma nova indústria. “Precisamos incorporar a digitalização à atividade industrial. Essa estratégia passa pela transformação do mercado de trabalho, ocasionada principalmente pelo uso de novas tecnologias. O que demanda o aperfeiçoamento e requalificação dos profissionais”, frisa.

Leia também: Goiás produz 60% dos remédios mais vendidos no País.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “SENAI e SESI devem qualificar quase 300 mil em Goiás”

  1. Esse é o segredo: qualificar mão de obra.
    Serviço tem, está faltando é quem o saiba executar.