sábado, 27 de abril de 2024
Locadoras goianas em alerta com lei aprovada na Alego

Locadoras goianas em alerta com lei aprovada na Alego

O projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa obriga as locadoras licenciarem todos os veículos no Estado.

2 de julho de 2022

Adriano Donzelli: se sancionada, lei pode prejudicar locadoras em Goiás

As locadoras de veículos em Goiás estão em alerta com um projeto de lei já aprovado pela Assembleia Legislativa. Ele obriga as empresas licenciarem todos os veículos no Estado. A matéria, aprovada em segunda e última votação, seguiu para o governador Ronaldo Caiado, que pode sancioná-la ou vetá-la.

Para o presidente do Sindicato das Locadoras de Carros (Sindloc-GO), Adriano Donzelli, caso vire lei, a norma deve inibir o mercado de locação. “Prejudicaria tanto as empresas daqui, que têm carros circulando em outros Estados, como as que estão em situação oposta”, diz o empresário.

Ele frisa saber que a intenção do legislador – o autor do projeto de lei é o deputado estadual Amauri Ribeiro (UB) – é trazer benefícios às empresas goianas. “De início, pode parecer que vai trazer algum benefício, principalmente para as empresas de pequeno e médio porte. Mas, a longo prazo, pode dificultar o crescimento e o alcance de outros mercados”, avalia Donzelli.

Preços dos combustíveis

Os sucessivos aumentos nos preços dos combustíveis e nos custos de manutenção dos veículos não tiveram influência significativa no mercado de locação de carros em Goiás. “Não sentimos grande impacto desses aumentos”, afirma Adriano Donzelli. “As pessoas estão se conscientizando de que vale mais pagar pelo uso do que pela propriedade”, diz.

O empresário acredita que o setor foi favorecido pela alta nos valores das passagens aéreas, de mais de 100% em alguns casos. “Depois de dois anos represados pela pandemia de Covid-19, o turismo está experimentando uma alta expressiva, inclusive aqui. O goiano está visitando mais Goiás e faz isso de carro”, avalia.

A queda nos preços de combustíveis, a partir da redução nas alíquotas de ICMS, também é favorável para as locadoras de veículos. “Esperamos ter mais carros alugados circulando”, afirma Donzelli. No Brasil, o setor de locação de veículos faturou R$ 23 bilhões no ano passado, com frota de 1,13 milhão de carros. Em Goiás, são 44 mil carros em 292 locadoras.

Leia também: Confira os 20 veículos mais vendidos em Goiás

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.