sábado, 5 de outubro de 2024
Saiba como será o açougue do futuro

Saiba como será o açougue do futuro

Especialista diz que a nova tendência já chegou para o varejo de carnes, com três elementos essenciais para sobreviver neste mercado. Confira.

4 de outubro de 2024

“É importante dizer que o ‘açougue do futuro’ não é algo distante, já sendo colocado em prática”, enfatiza Andrea Mesquita.

No cenário atual do varejo de carnes, a transformação digital e a crescente demanda por informação têm moldado o comportamento dos consumidores. O papel do açougueiro também se transformou, exigindo uma adaptação não só na operação, mas no relacionamento com o consumidor.

“Em primeiro lugar, é importante dizer que o ‘açougue do futuro’ não é algo distante. Já está sendo colocado em prática”, enfatiza a CEO do Território da Carne (TC), Andrea Mesquita. “Se o empresário do varejo de carnes não adotar mudanças em alguns pontos estratégicos, talvez o seu açougue não sobreviva”, diz.

Ela pontua três elementos que são essenciais para atrair a atenção das pessoas dentro do açougue. O primeiro é o aspecto visual. Na visão da CEO, o açougue precisa ter um visual atrativo, fazer brilhar os olhos do cliente quando ele chega em uma loja. “Ele deve conseguir esclarecer sua dúvida sem, necessariamente, precisar falar com alguém”, esclarece.

Nesse sentido, a especialista indica transmitir toda a informação que for possível por meio da arte visual, como rótulos e layout da loja. “Independentemente do quanto se invista nessa parte – e é possível fazer com estruturas mais caras ou mais econômicas -, é necessário fazer brilhar os olhos dessa pessoa”, resume.

Degustação

O segundo elemento é a degustação, que envolve “ganhar o cliente pela barriga”, nas palavras de Andrea. Ela indica fazer esse movimento dentro do próprio açougue, levando em consideração que o produto degustado estará ao alcance do cliente, pronto para ser adquirido. “Essa estratégia vai fazê-lo provar e falar ‘vou passar o cartão agora, porque já fui conquistado’”, explica.

O terceiro ponto é a eficiência e o controle sanitário, considerados primordiais para reter o consumidor na loja e fazer com que ele complete a jornada de compra. De acordo com a CEO, isso envolve duas estratégias internas: eficiência e tecnologia, junto ao controle sanitário.

“Além de reforçar a importância extrema de um controle sanitário bem executado na operação diária, no Território da Carne também enfatizamos a relevância de investir em equipamentos que facilitem as atribuições dos colaboradores e, consequentemente, otimizem a entrega de produtos que atraiam a atenção do cliente”, define Andrea.

Leia também: Desafios para os comerciantes da Região da 44

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.