A produção industrial goiana cresceu 4,6% em abril, revertendo queda de 2,5% registrada em março deste ano.
A produção industrial goiana cresceu 4,6% em abril, revertendo queda de 2,5% registrada em março deste ano, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (11/6) pelo IBGE. Ela destaca que Goiás registrou o segundo maior aumento do país, entre os estados pesquisados, atrás apenas de Pernambuco (31,3%).
Esse desempenho da indústria goiana representa a maior alta para o mês de abril desde 2020, quando a produção subiu 5,4%. Na comparação com abril do ano anterior, Goiás também registrou alta de 4,6%.
Em contraste com o cenário goiano, a produção industrial nacional (Brasil) teve aumento modesto de 0,1% na passagem de março para abril. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a produção industrial brasileira teve uma queda de 0,3%.
O crescimento da produção industrial goiana em abril teve influência principalmente das altas na fabricação de produtos químicos (36%), produtos alimentícios (3%) e de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (15,5%).
Em contrapartida, as maiores quedas foram registradas na fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-21,9%) e de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (-17,4%).
Dos 15 locais investigados pela Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, seis expandiram a produção de março para abril, período em que o índice nacional variou 0,1%. Pernambuco teve o avanço mais acentuado, com 31,3%, marcando a expansão mais elevada da série histórica.