De um pedido para retirar abelhas de uma igreja, nasceu empresa que atualmente produz 8 toneladas de mel por ano em Goiás.
Em 1988, aos 18 anos, Eudes Lobo Cardoso teve uma missão inusitada: retirar uma colmeia de abelhas que havia invadido a estrutura da igreja de Roselândia (GO). O pequeno município, próximo a Bela Vista, que até hoje não chegou a 1 mil habitantes, viu nascer o início de uma inspiradora história.
Ao invés de exterminar os insetos, Eudes decidiu cuidar das abelhas, que foram cuidadosamente retirados da igreja e colocados em uma caixa provisoriamente. Porém, Eudes não se contentou com isso. Começou a procurar em livros e outras fontes como poderia cuidar desses insetos
Na época, o acesso à internet ainda era escasso. Eudes se informou e fez um curso do Sebrae, além de manter contato com pessoas com experiência no ramo. A iniciativa rendeu frutos. Ele aumentou o número de abelhas e de colmeias sob seu cuidado. Fez uma sociedade com o irmão e começou a comercializar os frutos do apiário para garantir uma renda extra.
O apiário Irmãos Cardoso durou até 2020. Em plena pandemia, Eudes resolveu se aposentar do cargo de policial e também transferir a responsabilidade da produção de mel para suas filhas. Então, Nathany, Thauany e Moryany assumiram as rédeas do negócio e criaram o Apiário Amor e Mel.
Elas realizam todas as fases da produção e comercialização do produto, como manejo, vendas e marketing. O único serviço terceirizado são as entregas. Nos cinco anos em que estão à frente do apiário, as três conseguiram aumentar de 150 para 200 colmeias.
Em 2020, ano da criação da empresa, retiraram cerca de cinco toneladas de mel. Atualmente, no entanto, já conseguem retirar oito toneladas e faturar cerca de R$ 400 mil por ano. De acordo com a sócia-proprietária Moryany Cardoso, isso é apenas o começo.
“Queremos melhorar a produção das abelhas, sem necessariamente aumentar a quantidade de colmeias. Para conseguir melhorar nosso faturamento, além de deixar o mel mais valorizado.”, afirmou Moryany.
O apiário possui uma variedade de produtos em seu portfólio atualmente. A empresa comercializa embalagens de diferentes tamanhos, além de mel no favo, açafrão, propólis e um mix de castanhas com mel. Além disso, vendem o “Amor no Pote”, um favo de mel produzido pelas abelhas dentro de um pote.
As proprietárias já desejam alçar voos maiores com seu negócio. O objetivo é atingir novos mercados, produzir mais e realizar novas parcerias locais. “Queremos fazer uma casa de beneficiamento de mel, maior do que a que temos agora, com duas partes de produção”, destaca Moryany.
A sócia-proprietária deseja buscar parceiros apicultores na região que não tenham a mesma infraestrutura que o Apiário Amor e Mel. Assim, o apiário ajudaria na colheita, incentivaria a apicultura e, de quebra, teria mais mel para comercializar.
“Queremos ter mais produtos, lançar novas linhas e mudar nosso rótulo para uma identidade visual nova”, afirma Moryany, ao destacar que vender para lojas do segmento gourmet ainda é um desafio. “Temos nosso mel em poucos empórios. Já temos em vários supermercados, mas ainda não atingimos o mercado de linhas gourmet ou premium”, revela.