quinta-feira, 11 de setembro de 2025
Goiás se destaca no mercado de franquias no Centro-Oeste

Goiás se destaca no mercado de franquias no Centro-Oeste

Segmento teve faturamento de R$ 4,5 bilhões no primeiro semestre deste ano, crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024.

11 de setembro de 2025

O setor de Alimentação – Food Service cresceu 14,9% no primeiro semestre em Goiás

O setor de franquias está crescendo em Goiás. O faturamento chegou a R$ 4,5 bilhões no primeiro semestre de 2025, o que configura um crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 4,1 bilhões).

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de unidades também aumentou (1,4%) e chegou a 6.421 operações. Os empregos diretos cresceram em 21% e atingiram os 55.426.

“Os números mostram um mercado goiano vigoroso e com fundamentos sólidos. Crescemos em faturamento, aumentamos as operações e seguimos abrindo portas para novos empreendedores”, afirma o diretor regional da ABF no Centro-Oeste, Eduardo Santinoni, ao EMPREENDER EM GOIÁS.

Santinoni frisa que o ambiente de negócios do Estado, a vocação logística e o consumo nas cidades do interior criam uma combinação favorável para a instalação de redes de todos os portes. “Goiás está entre os motores do franchising no Centro-Oeste e deve seguir tracionando emprego e renda,” afirma.

Na Região Centro-Oeste, as franquias faturaram R$ 12,5 bilhões, crescimento de 10,3%. O segmento soma 18,4 mil unidades na região. No Brasil, o franchising faturou R$ 135,8 bilhões no primeiro semestre de 2025.

Crescimento

De acordo com a ABF, o desempenho goiano foi puxado pelos setores de Limpeza e Conservação, Alimentação – Food Service e Moda. O segmento de limpeza cresceu com a formalização da demanda por serviços profissionais de higiene e contratos recorrentes que dão previsibilidade de caixa.

Já a alimentação usufruiu de preços ajustados ao bolso do consumidor, além dos serviços de entregas e operações de cozinha mais eficientes. No caso da moda, os motivos foram a melhora do consumo presencial, calendário promocional mais disciplinado e maior integração entre loja física e canais digitais.

Esses segmentos mencionados obtiveram os maiores crescimentos de faturamento. Com Limpeza e Conservação na primeira posição (25,7%) e Alimentação – Food Service e Moda logo em seguida (14,9% e 13,4%, respectivamente).

Além de ser o segmento que mais cresceu em faturamento, Limpeza e Conservação também foi o que mais gerou empregos diretos: 1.706, um aumento de 40%. O segmento também se destacou no crescimento de unidades: 42,7%, para 171.

Saúde, beleza e bem-estar (31,2%), Serviços e outros Negócios (16,1%) e Alimentação – Food Service (14,5%) são os segmentos de franquia com maior participação no faturamento total. Somaram mais de R$ 2,8 bilhões.

Os maiores crescimentos de unidades foram nos segmentos Limpeza e Conservação (42,7%), Casa e Construção (10,9%) e Alimentação – Food service (10%).

Oportunidade e desafio

Para o diretor, o franchising é um excelente método para empreendedores de primeira viagem. Ter uma franquia pode ser a realização do sonho de empreender. “Esse método facilita o início, já que conta com uma marca consolidada por trás. O empreendedor faz uma parceria com alguém que já acertou, errou e sabe o caminho. O franqueado tem esse suporte para começar sua jornada”, afirma.

No entanto, apesar do crescimento relevante, empreender por meio de franquias ainda é um desafio. Como o negócio tem muitas frentes, o empresário pode enfrentar diferentes obstáculos a depender da área.

“O franchising é multisetorial e traz desafios inerentes ao empreendedorismo. Apesar de ter menos risco, ainda estamos falando sobre empreender. Ou seja, tem todos os riscos relacionados à economia e a negócios. Cada setor de franquia traz dificuldades diferentes”, frisa.

Santinoni argumenta que uma empresa de cuidador de idosos traz dificuldades diferentes de uma hamburgueria, por exemplo, mas todos os riscos são diminuídos por conta das marcas que já alcançaram o sucesso.

Saiba mais: Só uma goiana está entre as 50 maiores redes de franquias

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.