terça-feira, 4 de novembro de 2025
Goiás é o 7º maior polo de cosméticos do Brasil

Goiás é o 7º maior polo de cosméticos do Brasil

Com 130 empresas no estado, segmento emprega 4,5 mil pessoas e é responsável por 8% do faturamento nacional.

3 de novembro de 2025

O Grupo Coty decidiu instalar sua fábrica e seu principal centro de distribuição em Goiás

Goiás está entre os principais centros industriais do ramo da produção de cosméticos no país. As indústrias aqui localizadas, sejam goianas originais ou apenas instaladas aqui, vendem nacionalmente e internacionalmente. E o presidente do Sindquímica-GO, Lino Ferreria, acredita que será ainda melhor.

O estado tem mais de 130 empresas do setor autorizadas pela Anvisa, de um total de 4 mil no país. São 4,5 mil empregos diretos gerados em Goiás. Que está em sétimo lugar no ranking nacional em termos de produção, responsável por 8% do faturamento nacional.

No estado, são fabricados diversos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos variados, como produtos para pele e cabelo.

Aproximadamente 80% das indústrias goianas do segmento estão localizadas em Aparecida de Goiânia, um dos principais centros industriais do estado. A representatividade do setor cosmético é de aproximadamente 10% do faturamento do município e 25% das indústrias da cidade são de fabricantes de cosméticos.

Oportunidades

Segundo Lino Ferreira, proprietário da indústria Cosmefar, Goiás tem algumas características que o favorecem. Como o posicionamento geográfico estratégico e a presença de empresas altamente inovadoras. Para ele, o setor vem demonstrando crescimento consistente nos últimos anos, mesmo diante de desafios logísticos, regulatórios e de qualificação técnica.

“Um dos principais gargalos ainda é o acesso a matérias-primas especializadas e o alto custo da burocracia para pequenas e médias empresas. Especialmente no que diz respeito à regulação sanitária”, afirma o presidente do Sindquímica-GO ao EMPREENDER EM GOIÁS.

Mesmo assim, o crescimento do mercado de estética e cuidados pessoais tem sustentado a demanda, fortalecendo a base industrial e atraído novos investimentos. “A expectativa para o futuro é positiva. Com o avanço de políticas públicas de incentivo à industrialização, inovação e sustentabilidade, Goiás tem potencial para se consolidar ainda mais como um polo nacional em cosméticos de alta tecnologia até 2026”, frisa.

Faturamento e capital

Em Goiás, o faturamento anual das indústrias cosméticas goianas varia conforme o porte. As menores, em média, faturam por volta de R$ 500 mil. Já as maiores podem chegar a R$ 50 milhões. De acordo com o site Empresaqui, as três maiores do estado são a Coty Brasil Comércio S.A., Savoy Indústria de Cosméticos S.A. e Aquarela Nails Multimarcas.

A Coty lidera por muito no quesito capital, com mais de R$ 1,3 bilhão. É líder global em fragrâncias e ocupa o 3º lugar no quesito maquiagem e esmaltes, com vendas em cerca de 150 países. Savoy e Aquarela possuem R$ 444 milhões e R$ 120 milhões, respectivamente.

No Brasil, a Coty decidiu instalar sua fábrica e seu principal centro de distribuição em Goiás por conta do posicionamento estratégico do estado. Tem 2,4 mil funcionários, alocados em Senador Canedo e Goiânia, e nos estados de São Paulo, onde fica sua sede administrativa, e Rio de Janeiro, onde está outro centro de distribuição e logística.

Cenário nacional

O Brasil é o terceiro maior mercado global de cosméticos, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, de acordo com a Euromonitor International, consultoria global especializada em higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.

O segmento de maquiagem tem se destacado. A expectativa é de que esse nicho cresça cerca de 8% ao ano até 2030. As causas seriam a nova geração de consumidores, os avanços em tecnologia e o maior acesso a produtos de beleza no país.

De acordo com a Nielsen, empresa global de inteligência do consumidor que fornece dados e análises, a categoria de beleza no Brasil continuou sua trajetória ascendente em 2024, com crescimento de 12,7% nas vendas. 72% dos consumidores brasileiros dizem que nunca deixariam de comprar cosméticos, 12 pontos a mais do que nos EUA.

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