Levantamento da Serasa Experian destaca que criminosos estão de olho nos hábitos digitais de consumo dos brasileiros.

Os produtos de beleza lideraram tanto o volume de compras, como as tentativas de fraude no mês de novembro e durante a Black Friday de 2024. Segundo um levantamento da Serasa Experian. O segmento somou mais de 659 mil pedidos no período daquele ano. Somente na semana do evento, concentrou 25,5% do total de pedidos e respondeu por 16,8% das fraudes evitadas.
Em segundo lugar, está o segmento de calçados, com 463 mil pedidos e 25,1% das vendas de novembro concentradas dentro da categoria. Em seguida, vêm os setores de vestuário (438 mil e 23,1%), saúde (299 mil e 14,4%) e eletrodomésticos (239 mil e 32,9%). Sendo a categoria que movimentou o maior volume financeiro da Black Friday e liderou em valor de fraudes evitadas.
A Serasa Experian alerta que os criminosos estão de olho nos hábitos digitais de consumo dos brasileiros para explorar as vulnerabilidades e aplicar golpes. Para o levantamento, tomou como base a análise de 5,2 milhões de transações entre 28 de novembro e 1º de dezembro do ano passado. Neste período, foram interceptadas 32,4 mil tentativas de fraude, o que evitou prejuízos de R$ 51,8 milhões para consumidores e empresas.
A taxa de golpes do estudo se refere às compras identificadas como fraudulentas. Ou seja, realizadas com dados de terceiros, cartões clonados, informações divergentes do titular, ou ainda dispositivos previamente associados a práticas de fraude.
Conforme a Serasa Experian, os golpistas seguem o rastro do consumo com precisão e agem em categorias de alta demanda para aproveitar possíveis brechas. Embora as tentativas de golpe ocorram o ano todo, datas promocionais como a Black Friday, que hoje já é uma das mais relevantes para o e-commerce no Brasil, concentram ataques com potencial de causar grandes prejuízos a consumidores e empresas.
Entre os produtos mais comprados e atacados, um modelo de console de videogame liderou o ranking de tentativas de fraudes, com mais de 4,2 mil pedidos analisados. Movimentando R$ 14,8 milhões em vendas e potencial de prejuízo em R$ 790,8 mil, o maior valor individual registrado.
Já os notebooks foram os produtos com maior tentativa de fraude registrada em relação ao total de compras, com 10,5% das transações barradas por tecnologias de prevenção à fraude. E um modelo de Air Fryer, item mais vendido da data em volume de pedidos, também apareceu entre os alvos mais recorrentes, com R$ 74,6 mil em fraudes evitadas.