As unidades da mineradora Anglo American em Goiás investem em reaproveitamento de água, tendência cada vez maior entre as empresas que buscam economia e proteção ao meio ambiente. O índice de reuso nas unidades de Niquelândia e Barro Alto, que produzem níquel, alcança 80% e 85%, respectivamente. Na produção do minério a água é utilizada […]
As unidades da mineradora Anglo American em Goiás investem em reaproveitamento de água, tendência cada vez maior entre as empresas que buscam economia e proteção ao meio ambiente. O índice de reuso nas unidades de Niquelândia e Barro Alto, que produzem níquel, alcança 80% e 85%, respectivamente. Na produção do minério a água é utilizada no resfriamento dos fornos e granulação de metal e escória. Os dois processos não geram contaminação e não lançam efluentes na água.
Na mineradora em Barro Alto um reservatório de resfriamento e recirculação de água com 1,8 milhão de metros cúbicos é usado para armazenamento, com um sistema especial de impermeabilização que evita perdas por infiltração no solo. Só no ano passado foram reutilizados mais de 6 milhões de metros cúbicos de água. Além disso, toda água da chuva também é direcionada para um reservatório, diminuindo o volume da captação direto de fontes de água.
Os investimentos feitos em Barro Alto permitiram a redução de 30% no consumo de água. Isto gera economia superior a R$ 850 mil por ano.