Mais do que uma viagem de negócios, as missões comerciais no exterior ajudam as empresas se inovarem. A avaliação é da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) que, por meio do seu Centro Internacional de Negócios, prepara duas missões de negócios no exterior para este segundo semestre para importantes feiras nas áreas de […]
Mais do que uma viagem de negócios, as missões comerciais no exterior ajudam as empresas se inovarem. A avaliação é da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) que, por meio do seu Centro Internacional de Negócios, prepara duas missões de negócios no exterior para este segundo semestre para importantes feiras nas áreas de beleza e saúde e alimentos na Colômbia e Alemanha, respectivamente.
A primeira missão será de 27 de setembro a 1º de outubro em Bogotá, para a Belleza y Salud (Beleza e Saúde), a maior feira da América Latina voltada à indústria de cosméticos, higiene e saúde. Já estão inscritos 39 empresários (sendo 11 de Goiás), número que pode chegar a 45. Em outubro (dias 7 a 11) será a vez dos empresários marcarem presença na Anuga, grande feira do setor de alimentos de Colônia (Alemanha), em que nove empresas goianas (entre 31 de todo o País) estão agendadas até agora para a missão.
Gerente do CIN/Fieg, Plínio Viana afirma que as feiras são importantes não só para as empresas fecharem compra e venda de produtos e serviços, mas também para o empresário ter uma visão ampliada de seu próprio negócio. “Costumo dizer que essas missões não são meras viagens de negócios, são verdadeiros coachings, onde as empresas aprendem a se internacionalizarem e a verem seus próprios produtos de uma outra forma, mais moderna e mais inovadora”, diz.
Organizadas em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), as missões têm os serviços de estandes e encontros de negócios a cargo dos centros de negócios das federações das indústrias. No caso do setor de cosméticos, o CIN da Fieg tornou-se referência nacional não só para as feiras, mas para outros assuntos de internacionalização de empresas do setor.
Para a feira de Bogotá, estará disponível para as empresas estande de 85 metros quadrados como vitrine para produtos, além da organização de visitas técnicas a órgãos reguladores locais e a uma grande indústria do setor e ida também a pontos de venda na capital colombiana. A Exposição de Alimentos em Geral e Bebidas (Anuga, na sigla em alemão) é a maior feira mundial do setor. São dez segmentos representados no evento que aponta tendências e inovações de produtos, incluindo o crescente mercado de orgânicos.
“Incentivamos todos a participarem, não só o que vão expor seus produtos. Achamos importante o empresário ganhar essa visão global do mercado para melhorar seu próprio produto”, frisa Plínio Viana. O executivo da Fieg diz que o investimento médio na organização de uma missão dessas gira em torno de R$ 250 mil a R$ 300 mil, metade bancada pelo a federação/CNI e metade pela Apex. Os custos da viagem em si ficam por conta do próprio empresário.
Mais informações sobre as missões podem ser obtidas na Fieg pelo telefone (62) 3201.0041.