As construtoras goianas, que têm dado claros sinais de recuperação econômica, investem cada vez mais na venda de imóveis pela internet. Levantamento realizado pelo portal Viva Real apontou que 60% das buscas iniciais por imóveis em Goiânia começam com pesquisas via smartphones, colocando a capital goiana como a cidade brasileira onde a maior parte das […]
As construtoras goianas, que têm dado claros sinais de recuperação econômica, investem cada vez mais na venda de imóveis pela internet. Levantamento realizado pelo portal Viva Real apontou que 60% das buscas iniciais por imóveis em Goiânia começam com pesquisas via smartphones, colocando a capital goiana como a cidade brasileira onde a maior parte das buscas acontece pelo celular. Mas apenas 30% das solicitações encaminhadas via chats às construtoras e imobiliárias são respondidas. O setor realiza neste mês, pela primeira vez, o Salão Digital de Imóveis Goiânia. Organizado pela Ademi, em parceria com o portal Viva Real, tem a participação de 25 empresas com a oferta de imóveis de 50 empreendimentos na planta, em construção ou prontos.
Adepta a inovações para melhor mostrar seus produtos e facilitar ao máximo a vida do cliente, a Consciente Construtora e Incorporadora investe em outras tecnologias, como o uso da realidade aumentada em seus materiais de divulgação. No Gaia Consciente Home, próximo lançamento da empresa, este recurso está disponível e permite que o usuário, por meio de um celular, obtenha informações extras do produto, com mais detalhes e de uma maneira simples e rápida. “Em todos materiais impressos isso já é possível. O cliente posiciona a câmera e ela lê a imagem impressa, disponibilizando o vídeo do tour virtual do imóvel na tela do smartphone. Qualquer coisa que a pessoa vai comprar hoje, antes ela dá uma espiada na internet”, diz o gerente comercial Rafael Rabelo.
“A busca por imóveis pela internet já é uma realidade consolidada. É uma ferramenta importantíssima, tanto que em nosso último lançamento, o Europark, investimentos mais em mídias digitais do que em outras convencionais”, afirma Alessandro Sisan, da Euroamérica Incorporações. É na internet que as pessoas buscam e conseguem todos os detalhes do produto e pesquisam referências sobre a empresa. “Muitos clientes já chegam ao corretor expert no nosso produto, por isso temos de ter uma equipe muito bem preparada para esse atendimento online e também especialista no nosso produto”, frisa Sisan.
Equipe especializada
A URBS Lançamentos Imobiliários possui há dois anos uma equipe de vendas on-line para atender virtualmente os consumidores que clicam em anúncios digitais, entram no chat da empresa ou das incorporadoras parceiras. Do setor, com 40 profissionais, saem 25% das vendas de toda a empresa, com 240 profissionais. “Uma coisa é fato: os clientes que chegam a um apartamento decorado hoje já passaram pela internet. Quem está on-line atende o cliente primeiro”, diz um dos diretores da empresa, Ricardo Teixeira, que informa que o foco no digital gerou um crescimento global de 20% da empresa.
A Dinâmica Engenharia está no ambiente digital desde 2012. “Como ferramenta de venda, desde o primeiro semestre de 2016 trabalhamos efetivamente nesse ambiente virtual e temos investido em estratégias e novas ferramentas para aprimorar essa presença online a cada dia”, ressalta Joice Chagas, da área de marketing da empresa. “O comportamento do consumidor, não somente no segmento imobiliário, está cada vez mais voltado para essa digitalização, para a internet. No caso da venda de imóveis, acredito que isso seja uma vantagem, pois permite que o cliente já filtre e busque realmente o que lhe é interesse”, afirma a diretora de marketing da FR Incorporadora, Ana Flávia Canedo.
Mesmo num cenário de crescimento desse mercado online e com as ferramentas de identificação de mídias de origem, ainda é difícil a mensuração do retorno real das vendas de imóveis provenientes desses canais digitais. “Ainda não é possível ter uma visualização perfeita de qual venda veio inicialmente dos canais online ou daqueles mais convencionais. Isso porque nem mesmo o cliente, em algumas ocasiões, lembra de como foi impactado inicialmente, não se recorda se a primeira vez que viu o anúncio ou o imóvel foi em um outdoor ou pela internet, visto que diversas vezes as campanhas são complementares entre on e offline”, diz Joice Chagas.