sexta-feira, 11 de outubro de 2024
Maioria dos consumidores quer vantagens para ser fiel

Maioria dos consumidores quer vantagens para ser fiel

Pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) constatou que 92% dos consumidores gostariam ou gostam de participar de programas de fidelizações e 84% acreditam que eles oferecem grandes vantagens. A pesquisa ainda apontou que 84% dos consumidores que aderiram a programas, compram frequentemente nas empresas onde são cadastrados. Mas, por mais […]

2 de outubro de 2017

O segmento de farmácias está entre os que os consumidores mais valorizam programas de fidelização

Pesquisa realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Continuada (IFEPEC) constatou que 92% dos consumidores gostariam ou gostam de participar de programas de fidelizações e 84% acreditam que eles oferecem grandes vantagens. A pesquisa ainda apontou que 84% dos consumidores que aderiram a programas, compram frequentemente nas empresas onde são cadastrados. Mas, por mais que desejem, a grande maioria dos entrevistados (68%) ainda não participa de nenhum programa.

A pesquisa entrevistou 1.250 consumidores presencialmente, via web ou por telefone em Goiânia, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Distrito Federal e Cuiabá, em uma parceria com o Instituto Axxus e a Unicamp.

Ponto interessante é que a maioria da população tem interesse prioritário por programas ligados a supermercados e farmácias. Foram 67% dos consumidores que afirmaram valorizar esses programas no caso de supermercados e no caso de drogarias 56%. Na sequência ficaram os grandes magazines (23%), restaurantes (17%) e companhias aéreas (15%).

“É interessante observar como os programas de fidelidades, que antes eram relacionados a produtos de um poder aquisitivo maior, agora encontram aceitação de um público mais amplo, tendo grande relevância em estabelecimentos que até então não se preocupavam com esse tipo de ação, como supermercados e farmácias. Reflexo é que observamos um crescimento muito grande no oferecimento desse tipo de ação de fidelização e quem ganha é o consumidor que usufrui de benefícios”, afirma Rodnei Domingues, do IFEPEC.

Tipos de programas
O estudo também apontou a existência de basicamente cinco tipos de programas de fidelidades, são eles:

  1. Programas de coalisão, administradores de variadas plataformas baseadas em pontos obtidos nas compras em rede credenciada.
  2. Programas de fidelidade baseado em descontos diretos.
  3. Programas de fidelidade baseado em gratificação surpresa e bonificação de produtos/serviços.
  4. Programa de fidelidade baseado em grupos de alto potencial de consumo dos produtos ou serviços.
  5. Programa de fidelidade baseado em benefícios diversos ou dinheiro de volta.

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