sábado, 14 de dezembro de 2024
Posé Beleza: do zero a 17 Estados em apenas oito anos

Posé Beleza: do zero a 17 Estados em apenas oito anos

A rede goiana de franquias Posé Beleza completa oito anos com impressionante crescimento no mercado nacional. A partir da inauguração da sua primeira loja especializada em depilação, em 2009 na capital goiana, a empresa tem atualmente 51 lojas e 49 franqueados em 17 Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal) e, para o próximo ano, a […]

14 de novembro de 2017

A rede goiana de franquias Posé Beleza completa oito anos com impressionante crescimento no mercado nacional. A partir da inauguração da sua primeira loja especializada em depilação, em 2009 na capital goiana, a empresa tem atualmente 51 lojas e 49 franqueados em 17 Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal) e, para o próximo ano, a previsão é de abertura de mais 25 lojas franqueadas. “A previsão é aumentar em 50% o número de franquias, especialmente com a conversão de marca”, diz Karla Gomes de Lima que, juntamente com a sócia Claudia Vobeto, decidiram aproveitar a experiência obtida em suas carreiras no mercado corporativo para idealizarem e investirem no conceito da Posé. “Atendimento de qualidade, sem hora marcada e onde o cliente é o centro das atenções. A Posé Beleza nasceu para agregar esses três fatores a uma depilação mais indolor, que utiliza cera e técnica próprias”, frisa.

Cláudia Vobeto e Karla Gomes planejam abrir mais 25 lojas da sua rede de beleza em 2018

As unidades da rede Posé Beleza atenderam no ano passado 207,9 mil clientes, que gastam em média R$ 60,00 por visita. O faturamento anual, portanto, foi na casa dos R$ 16 milhões, quase o dobro do ano anterior (2015), quando o País atravessa a pior fase da sua última crise econômica. A rede é especializada na depilação menos dolorida e inovou ainda com serviços rápidos de estética e beleza como: design de sobrancelhas, manicure e pedicure, escova expressa, depilação masculina, estética facial e corporal e uma linha de produtos diferenciada de lingerie, semijoias, linha de cosméticos e acessórios sensuais.

O modelo escolhido pelas sócias para alcançarem um crescimento rápido (e, assim, ganhar escala) foi o de franquias. Aliás, adotado já no ano seguinte da abertura da empresa. Cláudia Vobeto afirma que o foco da marca são os locais onde há demanda, sem segmentar público alvo por classe social, gênero ou faixa etária. “Todo mundo quer e precisa estar bem. Nosso serviço é acessível, todos podem usar e em qualquer classe ou gênero, fazemos tudo para que o cliente se sinta realmente especial”, diz.

As empresárias desenvolveram um modelo próprio de franquia para tornar o investimento mais atrativo (e de menor custo) para potenciais franqueados, com proposta mais enxuta e taxa de adesão reduzida. A conversão é uma aposta para facilitar e baratear custos. Um exemplo é a franquia modular, que permite agregar serviços de beleza conforme o crescimento do negócio e a demanda da região. “Os módulos se complementam e podem ser adicionados conforme a demanda da localidade e a capacidade de investimento do franqueado, criando uma rede completa de beleza”, afirma Claudia Vobeto.

“É a adequação de um negócio pré-existente para a marca Posé. Muitas vezes a pessoa tem um salão, é um bom profissional, mas não sabe gerir uma empresa. É aí que a gente entra com a nossa marca, que é forte e a nossa consultoria”, complementa Karla Gomes. As duas promoveram nesta semana em Goiânia o encontro anual com os seus franqueados nos 17 Estados. As empresárias escolhem de maneira criteriosa os futuros parceiros, além de dar plena assistência aos franqueados. “Temos muito zelo com a nossa marca. É preciso que estejam (os franqueados) alinhados com os objetivos da rede. É preciso estar preparado para gerir um negócio”, enfatiza Cláudia Vobeto.

O investimento inicial para abrir uma franquia da Posé, considerando taxa de adesão e custos de implantação, começa em R$ 150 mil (além do capital de giro) e pode chegar a R$ 400 mil. “Temos lojas que nem chegam a usar capital de giro. Encontram o ponto de equilíbrio já no primeiro mês. Atualmente a nossa gestão é fortemente focada no cenário econômico do País. Momento em que os franqueadores precisam apoiar a sua rede com o holofote voltado para o resultado diário de seus franqueados. Em tempos de crise, precisamos de uma gestão de custos enxuta e até se reinventar, para sobreviver, se for preciso”, afirma Karla Gomes.

A Posé oferece outras sete marcas, além da principal, a Posé Depilação Expressa: Men, voltada ao público masculino; Secret, uma linha de lingeries e produtos sensuais; Nail, com manicure/pedicure; Escova Expressa; Sobrancelhas; Estética; e Tendence, de acessórios e bijuterias. No ano passado a franquia goiana recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Excelência em Franchising concedido pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), a única marca do segmento de beleza de origem goiana.

Para reduzir custos e atrair investidores a empresa goiana desenvolveu modelo próprio de franquias

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