A rede goiana de franquias Posé Beleza completa oito anos com impressionante crescimento no mercado nacional. A partir da inauguração da sua primeira loja especializada em depilação, em 2009 na capital goiana, a empresa tem atualmente 51 lojas e 49 franqueados em 17 Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal) e, para o próximo ano, a […]
A rede goiana de franquias Posé Beleza completa oito anos com impressionante crescimento no mercado nacional. A partir da inauguração da sua primeira loja especializada em depilação, em 2009 na capital goiana, a empresa tem atualmente 51 lojas e 49 franqueados em 17 Estados brasileiros (incluindo o Distrito Federal) e, para o próximo ano, a previsão é de abertura de mais 25 lojas franqueadas. “A previsão é aumentar em 50% o número de franquias, especialmente com a conversão de marca”, diz Karla Gomes de Lima que, juntamente com a sócia Claudia Vobeto, decidiram aproveitar a experiência obtida em suas carreiras no mercado corporativo para idealizarem e investirem no conceito da Posé. “Atendimento de qualidade, sem hora marcada e onde o cliente é o centro das atenções. A Posé Beleza nasceu para agregar esses três fatores a uma depilação mais indolor, que utiliza cera e técnica próprias”, frisa.
As unidades da rede Posé Beleza atenderam no ano passado 207,9 mil clientes, que gastam em média R$ 60,00 por visita. O faturamento anual, portanto, foi na casa dos R$ 16 milhões, quase o dobro do ano anterior (2015), quando o País atravessa a pior fase da sua última crise econômica. A rede é especializada na depilação menos dolorida e inovou ainda com serviços rápidos de estética e beleza como: design de sobrancelhas, manicure e pedicure, escova expressa, depilação masculina, estética facial e corporal e uma linha de produtos diferenciada de lingerie, semijoias, linha de cosméticos e acessórios sensuais.
O modelo escolhido pelas sócias para alcançarem um crescimento rápido (e, assim, ganhar escala) foi o de franquias. Aliás, adotado já no ano seguinte da abertura da empresa. Cláudia Vobeto afirma que o foco da marca são os locais onde há demanda, sem segmentar público alvo por classe social, gênero ou faixa etária. “Todo mundo quer e precisa estar bem. Nosso serviço é acessível, todos podem usar e em qualquer classe ou gênero, fazemos tudo para que o cliente se sinta realmente especial”, diz.
As empresárias desenvolveram um modelo próprio de franquia para tornar o investimento mais atrativo (e de menor custo) para potenciais franqueados, com proposta mais enxuta e taxa de adesão reduzida. A conversão é uma aposta para facilitar e baratear custos. Um exemplo é a franquia modular, que permite agregar serviços de beleza conforme o crescimento do negócio e a demanda da região. “Os módulos se complementam e podem ser adicionados conforme a demanda da localidade e a capacidade de investimento do franqueado, criando uma rede completa de beleza”, afirma Claudia Vobeto.
“É a adequação de um negócio pré-existente para a marca Posé. Muitas vezes a pessoa tem um salão, é um bom profissional, mas não sabe gerir uma empresa. É aí que a gente entra com a nossa marca, que é forte e a nossa consultoria”, complementa Karla Gomes. As duas promoveram nesta semana em Goiânia o encontro anual com os seus franqueados nos 17 Estados. As empresárias escolhem de maneira criteriosa os futuros parceiros, além de dar plena assistência aos franqueados. “Temos muito zelo com a nossa marca. É preciso que estejam (os franqueados) alinhados com os objetivos da rede. É preciso estar preparado para gerir um negócio”, enfatiza Cláudia Vobeto.
O investimento inicial para abrir uma franquia da Posé, considerando taxa de adesão e custos de implantação, começa em R$ 150 mil (além do capital de giro) e pode chegar a R$ 400 mil. “Temos lojas que nem chegam a usar capital de giro. Encontram o ponto de equilíbrio já no primeiro mês. Atualmente a nossa gestão é fortemente focada no cenário econômico do País. Momento em que os franqueadores precisam apoiar a sua rede com o holofote voltado para o resultado diário de seus franqueados. Em tempos de crise, precisamos de uma gestão de custos enxuta e até se reinventar, para sobreviver, se for preciso”, afirma Karla Gomes.
A Posé oferece outras sete marcas, além da principal, a Posé Depilação Expressa: Men, voltada ao público masculino; Secret, uma linha de lingeries e produtos sensuais; Nail, com manicure/pedicure; Escova Expressa; Sobrancelhas; Estética; e Tendence, de acessórios e bijuterias. No ano passado a franquia goiana recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Excelência em Franchising concedido pela Associação Brasileira de Franquias (ABF), a única marca do segmento de beleza de origem goiana.