Com o advento das mídias digitais, as necessidades e demandas pessoais cresceram e, consequentemente, foi possível observar uma mudança sensível na forma da sociedade produzir e consumir informações. Essas mudanças trouxeram novos métodos e ferramentas na forma de fazer marketing. Se por um lado ficou mais fácil expor os serviços e produtos ofertados pela sua empresa, por outro, é […]
Com o advento das mídias digitais, as necessidades e demandas pessoais cresceram e, consequentemente, foi possível observar uma mudança sensível na forma da sociedade produzir e consumir informações. Essas mudanças trouxeram novos métodos e ferramentas na forma de fazer marketing. Se por um lado ficou mais fácil expor os serviços e produtos ofertados pela sua empresa, por outro, é preciso saber lidar com o crescente número de concorrentes. É preciso se adaptar aos novos modelos estratégicos na busca da fidelização do cliente e diferenciação no mercado.
A busca por dinamismo e diferenciação tem sido uma máxima pretendida pelos novos empreendedores. Diante da alta concorrência, é preciso superar as expectativas do público. Em suma, chegar com a solução antes mesmo do problema ser detectado pela clientela. Diante deste cenário, o investimento em marketing é imprescindível para a sobrevivência de qualquer empresa no mercado.
O marketing concentra vários fatores importantes para a consolidação de um produto ou marca como: inteligência competitiva e estratégica, que analisa os pontos positivos e negativos do nicho de atuação, assim como as ameaças e oportunidades de negócio, como também os players e branding. A boa reputação, qualidade dos produtos e flexibilidade na negociação com os clientes também são pontos que contribuem para um bom planejamento de marketing.
Com a democratização do acesso a internet, a aposta no marketing se tornou ainda mais importante para alavancar o crescimento das empresas e aumentar a rentabilidade do negócio. Uma estratégia bem articulada conta com o apoio de todos os setores da companhia e com a interação direta com os clientes. Dessa maneira, o conceito de marketing está cada dia mais abrangente, o que possibilita que a organização faça uma profunda análise de mercado e direcione suas ações para atrair e fidelizar os clientes.
Planejamento
É evidente que toda empresa precisa de um bom planejamento de marketing para se consolidar no mercado. Mas fazer marketing, principalmente utilizando ferramentas digitais, também gera oportunidades de negócios promissoras. E essa foi a aposta do casal Paulo Mauricio Fernandes e Aline Gabriela Fernandes, ao abrir a Opis Publicidade. A empresa nasceu em 2010 e, naquele momento, o carro-chefe da Opis era o trabalho com mídia “out of home” e criação de vídeos. Ao criar os anúncios para as mídias, eles perceberam a necessidade das empresas em ter uma publicidade completa, além de constatar que a maioria delas não possuía identidade visual e posicionamento de marca.
Com 8 anos de mercado, a Opis oferece soluções para quem busca por planejamento publicitário, publicidade na internet (marketing digital), criação de identidade visual, website e apps com finalidade de vendas, além de criação e produção de vídeos. “Hoje somos detentores de um grupo publicitário, onde cada empresa é especialista em sua área, como planejamento estratégico, criação de marca e identidade visual; marketing digital (Facebook, Instagram e Google Adwords); websites e apps com foco em venda; produção de vídeos, além de uma empresa de tecnologia especialista em manutenção de computadores e suporte empresarial, com foco em segurança, servidores e infraestrutura. Nosso grupo permite que você conte com serviços de qualidade em um só local”, explica Paulo.
O EMPREENDER EM GOIÁS apresenta dicas importantes de gestão de marketing para otimizar o posicionamento da sua empresa no mercado. Confira:
1 – Conheça o mercado e sua empresa
Conhecer bem o mercado de atuação, seus clientes, concorrentes e fornecedores
devem ser a prioridade na hora de abrir uma empresa. Colete informações e utilize ferramentas capazes de mapear dados e os possíveis riscos e vantagens do seu negócio. Tenha com clareza o que pretende oferecer e qual público quer
atingir.
2 – Conheça seu público-alvo
Realize pesquisas periódicas que ajudem a revelar o que leva seu cliente a buscar sua empresa. Mantenha um contato contínuo com seu usuário, para que você tenha capacidade de desenvolver produtos e serviços que atendam as novas demandas do público.
3 – Monitore a concorrência
Observe seus concorrentes para identificar tendências no mercado. Busque superar os rivais com produtos e serviços de qualidade e que ofereçam vantagem ao consumidor.
4 – Defina o seu diferencial competitivo
Mostre ao cliente as vantagens adquiridas na aquisição do bem. Ofereça mais do que o usual. Aposte na tecnologia e na renovação na hora de adotar novas ideias e novos produtos para seu negócio.
5 – Estabeleça objetivos e metas de marketing
É preciso definir um plano de ações de marketing que esteja alinhado com as metas da empresa. É necessário que as metas sejam claras e baseadas em números, para que possam ser mensuradas. Abuse das ferramentas que permitam monitorar o desempenho dos objetivos traçados. Faz parte no momento de traçar as metas de marketing, escolher de forma adequada os canais de publicidade e propaganda que, de fato, conversem com seu público e mostre a ele os benefícios do seu produto. Afinal, o mercado e os consumidores estão mais exigentes.
6 – Crie soluções inovadores
Empreender é solucionar problemas e com o advento da tecnologia, as necessidades e demandas pessoais cresceram. Siga um planejamento estratégico que garanta agilidade na resolução dos problemas e na criação de novas soluções para os clientes.
7 – Invista em comunicação
A comunicação é um dos principais pilares para alavancar um negócio. É preciso mostrar ao consumidor o que você vende e de qual forma o seu produto pode ajudá-lo. Um bom planejamento de comunicação se baseia em pesquisas que, por sua vez, retratam o cenário de necessidades do nicho no qual você quer atuar. Uma empresa que se comunica bem consolida a atuação no mercado, fideliza os clientes e expande a rentabilidade da organização.
8 – Mantenha a ética e responsabilidade social
Esta pauta está no centro das tendências mais importantes da administração contemporânea. A preocupação das organizações com as causas sociais e ambientes têm se tornado uma questão estratégica. Investir em uma produção responsável é atestar ao seu cliente que você está preocupado com os recursos naturais e a qualidade de vida das próximas gerações. Ser ecologicamente correto e diminuir os impactos naturais são bons impulsionadores das empresas que querem se consolidar no mercado.
9 – Fidelize clientes
No momento em que decide efetivar a compra, o cliente já passou por todo o percurso da jornada do consumidor. Quando ele efetiva a aquisição de um bem ou produto, é natural que o usuário espere por um atendimento personalizado. Cliente satisfeito é sinônimo de novas compras futuramente.
10 – Acompanhe de perto os resultados
Tenha ferramentas que permitam o monitoramento do seu negócio e a satisfação dos clientes com o seu serviço ou produto. Acompanhe a jornada do consumidor, invista no pós-venda e crie uma relação direta com seu usuário.