Filão que movimenta o turismo em Goiânia, o setor de eventos e de negócios ganhou um reforço nesta terça-feira, 20, com o lançamento do Goiânia Guia da Cidade, fruto de parceria entre o Sebrae Goiás e o Goiânia Convention & Visitors Bureau. A publicação foi apresentada a representantes do segmento em café da manhã na […]
Filão que movimenta o turismo em Goiânia, o setor de eventos e de negócios ganhou um reforço nesta terça-feira, 20, com o lançamento do Goiânia Guia da Cidade, fruto de parceria entre o Sebrae Goiás e o Goiânia Convention & Visitors Bureau. A publicação foi apresentada a representantes do segmento em café da manhã na sede da entidade, no Setor Bueno, e traz em suas 78 páginas informações em inglês e português sobre hospedagens, espaços gastronômicos, de lazer, moda e cultura na capital de Goiás. O guia apresenta ainda uma lista de destinos integrados e de serviços para eventos, além de mapa destacável da cidade.
A vice-diretora de marketing do Goiânia Convention & Visitors Bureau, Sandra Mendez, informa que uma versão digital e um aplicativo com as informações da obra serão lançados posteriormente. O material, agora, passa a ser distribuído em hotéis e em ações de captação. “O intuito é de trabalhar a captação de eventos, levar esse guia para fora, para que as pessoas conheçam o potencial da cidade”, explicou ao EMPREENDER EM GOIÁS. “O turista de negócios e de eventos gasta em torno de U$ 300 por dia na cidade, três vezes mais do que o de lazer”, compara, ressaltando que as iniciativas trazem visibilidade para Goiânia. “Viramos notícia porque trabalhamos a parte de ciência e de conhecimento nesses congressos”, exemplifica.
Atração de recursos
Ainda de acordo com a Sandra Mendez, são 57 setores ligados ao turismo de eventos e negócios, em geral pequenos negócios. “A parceria com o Sebrae também ajuda no desenvolvimento dessas micro e pequenas empresas”, avalia.
O diretor-superintendente do Sebrae, Igor Montenegro, citou a força do segmento de turismo, que tem uma cadeia produtiva “gigante”, com os ramos que vão da hotelaria a gastronomia passando pelos receptivos “95% de pequenos negócios”. “O turismo ajuda a atrair recursos para serem gastos na nossa região. Isso é altamente significativo para a economia. Apoiar o turismo é apoiar um dos encadeamentos produtivos mais importante”, avalia, Montenegro explica que a ideia do guia nasceu em 2015, quando conheceu uma publicação semelhante sobre Rio de Janeiro. No ano seguinte, em viagem à British Columbia, uma das províncias do Canadá, ele percebeu que por lá existia uma divulgação mútua entre as cidades. “Foram dois anos de concepção do projeto, de trabalhos intensos, tenho certeza de que temos um dos melhores guias de cidade do nosso País”, afirmou, citando que a obra realça as belezas da cidade verde e planejada que é Goiânia.
Em alta
A vice-diretora de marketing do Goiânia Convention & Visitors Bureau também comemora o bom momento do segmento turístico goiano. No primeiro semestre de 2018, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre o setor de turismo, Goiás foi o segundo Estado que mais empregou no segmento. Ficou atrás apenas de São Paulo e à frente de destino tradicionais, como Bahia e Rio de Janeiro. “O Rio, por exemplo, fechou vagas. Aqui, nós abrimos”, celebra.
Nós do Goiânia Convention agradecemos a excelente matéria do lançamento do “Goiânia – Guia da Cidade”., que de forma sintética expressou a amplitude que o material deseja alcançar para o desenvolvimento do turismo de negócios e informações ao nosso turista.