domingo, 14 de abril de 2024
Franquia goiana investe para ampliar consumo de açaí nos EUA

Franquia goiana investe para ampliar consumo de açaí nos EUA

O mercado norte-americano é o foco inicial de uma nova estratégia de negócio da franquia goiana Fast Açaí. A marca, que já tem lojas em Miami (EUA) e Luanda (capital de Angola), passa neste mês de outubro a comercializar o açaí natural ultracongelado no varejo nos Estados Unidos. Treze toneladas do produto vão suprir as […]

4 de outubro de 2018

Em agosto deste ano, 13 toneladas de açaí natural ultracongelado saíram de Goiânia com destino aos EUA

O mercado norte-americano é o foco inicial de uma nova estratégia de negócio da franquia goiana Fast Açaí. A marca, que já tem lojas em Miami (EUA) e Luanda (capital de Angola), passa neste mês de outubro a comercializar o açaí natural ultracongelado no varejo nos Estados Unidos. Treze toneladas do produto vão suprir as três novas lojas que serão abertas no Condado de Miami-Dade, no Estado da Flórida, e também em academias, supermercados, farmácias e demais estabelecimentos que irão comercializar o açaí ultracongelado.

A primeira dessas três lojas tem inauguração prevista para outubro e funcionará no International Mall, um dos mais famosos centros de compras da cidade de Miami. As outras duas unidades estarão em funcionamento até o mês de dezembro deste ano, sendo uma instalada num shopping de Boca Raton, uma das mais famosas praias de Miami, e a outra em Sunny Isle, cidade ao nordeste do Condado de Miami-Dade, na Flórida.

Já nos pontos de vendas, que não as lojas e quiosques da marca, será comercializado o açaí ultracongelado, que será disponibilizado em freezers próprios e poderão ser encontrados em diferentes versões: potes individuais de 250ml e 500ml, mas posteriormente serão lançados outros tamanhos e variações como o açaí com banana e com morango. Com essa estratégia, a empresa objetiva levar aos americanos a cultura brasileira de consumir o açaí independente da época do ano.

“A reestruturação da nossa estratégia de atuação nos Estados Unidos deu-se diante de uma análise de viabilidade de mercado que fizemos. Foi a partir desse levantamento que percebemos essa demanda pelo açaí distribuído regularmente também no varejo, para que seja consumido em casa, no trabalho e não apenas nos pontos de vendas da franquia”, explica o diretor comercial da Fast Açaí, Frederico Junqueira.

Fast Açaí inicia neste mês de outubro a venda de açaí natural ultracongelado no varejo nos Estados Unidos

 

Parceria

Fundada em 2012, a franquia goiana especializada em alimentação saudável, iniciou sua atuação no mercado internacional em julho de 2017, com a inauguração de sua primeira loja nos Estados Unidos. Já em junho deste ano, a rede começou a operar no continente africano, na cidade de Luanda, capital de Angola. Segundo a gerente de exportação da marca, Waleska Rocha, esse avanço no exterior está sendo feito em parceria com um grupo investidor que já possui experiência no ramo de alimentação e agora busca crescer no mercado internacional, juntamente com a Fast Açaí.

A expectativa dos sócios da marca é de que nos próximos três anos a franquia goiana inaugure cerca de 20 novas unidades fora do País. “Estamos investindo muito nesse crescimento internacional. Já temos negociações avançadas para ingressarmos em Portugal, África do Sul e estudamos a entrada da marca no Reino Unido”, conta Waleska.

 

Loja da Fast Açaí no pátio da Estação São Bento, do metrô, na cidade de São Paulo, por onde passam mais de 1 milhão de pessoas por dia

São Paulo

Apesar de já ter iniciado suas operações internacionais há mais de um ano, a Fast Açaí ainda tinha um grande desafio no mercado interno: entrar na maior cidade da América Latina, São Paulo. Com a recente inauguração de uma unidade no pátio da Estação São Bento, do metrô de São Paulo, a franquia goiana se insere num mercado consumidor com mais de 12 milhões de habitantes, com um PIB superior a R$ 650 bilhões.

A capital paulista figura como a 11ª maior cidade do mundo, conforme pesquisa portal City Mayors Foundation, e de acordo com o diretor comercial da marca, Frederico Junqueira, entrar num mercado consumidor como esse é uma grande oportunidade.

A Fast Açaí já possui seis lojas no interior do Estado de São Paulo (Barretos, Mirassol e São José do Rio Preto). Em breve, outras três cidades de São Paulo receberão lojas da Fast Açaí. São elas: Americana, Campinas e Jundiaí, Segundo Odilon Moura, gerente de franquias da rede, o potencial dessa primeira unidade aberta na cidade pode ser ainda maior, já que bem próximo ao local está sendo construído um grande shopping.

A marca goiana está presente em 12 Estados brasileiros e no Distrito Federal, com mais de 180 pontos de venda. O executivo comemora os números de crescimento da franquia que fundou com outros três sócios. Somente no primeiro semestre deste ano, a marca abriu 30 novas unidades, 20% a mais do que o mesmo período de 2017. “Nossa expectativa é de chegar a mais de 200 unidades até o fim do ano”, informa Junqueira.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.