O Polo Automotivo de Goiás dará um novo salto com os anúncios de investimentos para ampliação do parque industrial e o lançamento de novos veículos pela Mitsubishi Motors, Suzuki Veículos e Caoa Chery , que têm unidades fabris no Estado. As empresas participam do Salão do Automóvel de São Paulo, na capital paulista, que será […]
O Polo Automotivo de Goiás dará um novo salto com os anúncios de investimentos para ampliação do parque industrial e o lançamento de novos veículos pela Mitsubishi Motors, Suzuki Veículos e Caoa Chery , que têm unidades fabris no Estado. As empresas participam do Salão do Automóvel de São Paulo, na capital paulista, que será aberto ao público nesta quinta-feira (08/11) e vai até o próximo dia 18.
Na manhã desta quarta-feira (07/11), no Salão do Automóvel de São Paulo 2018, a Mitsubishi Motors anunciou que vai investir R$ 300 milhões para produzir o Eclipse Cross, a partir do segundo semestre de 2019, na fábrica de Catalão, no Sudeste de Goiás. Os recursos serão direcionados às áreas de infraestrutura, equipamentos e em outras etapas de montagem. Serão gerados 200 novos empregos com o investimento.
O presidente da Mitsubishi, Robert Rittcher, revelou também que estão adiantadas as negociações com a matriz da montadora japonesa para a montagem da Pajero Sport na unidade de Catalão, onde atualmente são produzidos modelos ASX, Lancer e a picape L200.
Embora não tenham especificado o montante dos investimentos, a Suzuki Veículos, com unidade também em Catalão, deverá produzir o Jimny Sierra até 2020. Inicialmente, o SUV será importado do Japão e conviverá com o atual modelo também montado na unidade em Catalão.
Em Anápolis, a Caoa Chery produzirá três SUVs: Tiggo 5X, que chega no mercado em dezembro próximo; o Tiggo 7, previsto para o início de 2019, e o Tiggo 8, com sete lugares, que também será lançado em 2019 para ser o topo de linha da montadora chinesa no Brasil.
Polo
Goiás disputa com o Rio de Janeiro o quarto lugar em número de montadoras que se instalaram no Estado nos últimos 20 anos atraídas pelos incentivos oferecidos pelo governo estadual através dos programas Produzir e Fomentar, da Secretaria de Desenvolvimento (SED). Estão presentes no Estado as montadoras Mitsubishi Motors, Suzuki Motors e John Deere, em Catalão; a Caoa Hyundai e a Caoa Chery, em Anápolis, além da Jac Motors, que tem projetos para Itumbiara.
O secretário de Desenvolvimento, Leandro Ribeiro, lembra que essas empresas ajudaram a diversificar o parque industrial de Goiás e a interiorizar o desenvolvimento econômico e social, com a geração de milhares de empregos e contribuem fortemente para o incremento do Produto Interno Bruto goiano que este ano deverá superar a cifra de R$ 200 bilhões. “Esse é mais um dos legados dos governos Marconi Perillo e José Eliton para o povo goiano”, disse Leandro Ribeiro.
A primeira montadora a se instalar em Goiás foi a Mitsubishi Motors do Brasil, em Catalão, em 2003, que depois também levou para o seu parque industrial a Suzuki Veículos. Em 2007, foi a vez da Hyundai Caoa inaugurar suas instalações em Anápolis. Recentemente, a Caoa Chery iniciou suas operações em Anápolis. A norte-americana John Deere se instalou em Catalão em 1999 e produz colheitadeiras de cana e pulverizadores.