Os donos de pequenos negócios estão otimistas quanto à melhoria de seus empreendimentos este ano, segundo a Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae. O estudo mostrou que mais de 95% deles acreditam que o Brasil vai crescer mais com o novo governo e mais de 77% preveem que o faturamento de suas empresas vai melhorar. Além […]
Os donos de pequenos negócios estão otimistas quanto à melhoria de seus empreendimentos este ano, segundo a Sondagem Conjuntural realizada pelo Sebrae. O estudo mostrou que mais de 95% deles acreditam que o Brasil vai crescer mais com o novo governo e mais de 77% preveem que o faturamento de suas empresas vai melhorar.
Além do otimismo em relação à economia do país, 78,5% dos micro e pequenos empresários também acreditam que as perspectivas gerais para a empresa irão melhorar este ano. Mas, para que isso aconteça, é necessário tomar algumas medidas estratégicas em 2019 para não ser surpreendido.
Estratégias
De acordo com o especialista em empreendedorismo do Sebrae, Enio Duarte Pinto, aproveitar o início do ano e a baixa de movimento, em alguns setores, para concentrar esforços em cinco estratégias principais pode favorecer o sucesso do negócio ao longo dos meses.
A primeira medida é iniciar o ano revisando algum problema que tenha sido verificado com seu público alvo no decorrer do ano passado. “É a partir do feedback dos clientes que o empreendedor saberá se sua empresa está sendo efetiva na entrega daquilo que o público deseja. Por isso, é necessário buscar um constante diálogo com o consumidor para fazer os ajustes necessários”, avalia Enio.
Além disso, é preciso que o empresário fortaleça sua presença digital, tanto para ser facilmente encontrado pelo cliente, como para diversificar seus canais de relacionamento, uma tendência que vem se acentuando entre os pequenos negócios. Segundo pesquisa feita pelo Sebrae, nos últimos três anos, mais de 70% dos micro e pequenos empreendedores apostaram na informatização e na utilização das redes sociais.
“Para obter o sucesso em 2019, o empresário de pequeno negócio deve ainda tentar delegar o operacional a alguém, de modo que possa concentrar sua energia e agenda na gestão estratégica, que vai diferenciar a empresa no mercado. Mas é preciso entender que delegar não é se omitir. Por isso, é fundamental continuar supervisionando o trabalho do seu time”, orienta o especialista. Por fim, em 2019, o empreendedor deve investir de forma continuada na sua qualificação como gestor. A acelerada dinâmica à frente dos negócios exige um processo constante de atualização. (Agência Sebrae de Notícias)
– Busque o feedback junto a seus clientes
– Certifique-se que o seu negócio está de fato entregando “Valor” ao seu cliente
– Fortaleça sua presença digital
– Delegue o operacional e concentre-se no estratégico
– Invista na sua profissionalização como gestor