A partir desta segunda-feira (5/8), Goiânia será a capital teste da primeira plataforma digital de locação de imóveis comerciais e residenciais, que vai possibilitar a atuação conjunta de várias imobiliárias. Denominada Desenrola, a iniciativa inédita da Brasil Brokers tem investimento previsto de R$ 10 milhões em dois anos, valor que será aplicado em tecnologia, pessoal, […]
A partir desta segunda-feira (5/8), Goiânia será a capital teste da primeira plataforma digital de locação de imóveis comerciais e residenciais, que vai possibilitar a atuação conjunta de várias imobiliárias. Denominada Desenrola, a iniciativa inédita da Brasil Brokers tem investimento previsto de R$ 10 milhões em dois anos, valor que será aplicado em tecnologia, pessoal, marketing e em outras áreas, como canal de distribuição.
Até outubro deste ano, a plataforma deve chegar a Cuiabá e, no primeiro trimestre de 2020, a previsão é lançá-la nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste. O objetivo da Brasil Brokers é que até 60% dos imóveis disponíveis na plataforma sejam de terceiros, enquanto a carteira própria do grupo represente até 40% do volume total.
A Brasil Brokers movimenta mais de R$ 140 milhões anualmente e o segmento de locação responde por 10% da receita do grupo. Com a Desenrola, a expectativa é que a participação do segmento de aluguéis na receita aumente 20% ao ano.
Desburocratizar
Com o mote “Desenrola, aluguel sem enrolação”, o cliente encontrará um modelo de locação que mescla o digital (www.desenrola.com.br) e o analógico. “O cliente pode optar por realizar todo o processo online ou com o suporte de um colaborador, devidamente treinado para proporcionar uma experiência diferente do que já existe no mercado”, explica o cofundador da Desenrola, Daniel Guebartin, ao frisar que o objetivo é desburocratizar e agilizar o processo de aluguel.
Cerca de 74 “desenroladores”, como são chamados os colaboradores da plataforma, estarão à frente da Desenrola para ter o contato direto com o cliente. Até dezembro, serão cerca de 100 pessoas envolvidas, distribuídas nas áreas de soluções tecnológicas, atendimento a clientes, emissão de boletos e cobranças e captação de negócios. Novas vagas para vários cargos serão abertas mensalmente.
Para tornar a relação ainda mais pessoal, a plataforma trabalhará com o sistema Omnichannel, que unifica as informações e todo o histórico do cliente, agilizando e personalizando o atendimento independente do canal de atendimento – telefone, redes sociais, e-mail e WhatsApp.
Parcerias
Além dos imóveis da própria Brasil Brokers, a plataforma da Desenrola vai abrir espaço para parcerias com outras imobiliárias. “Nosso objetivo é melhorar o ecossistema de locação imobiliária e transformar o mercado. As outras imobiliárias poderão ser tecnológicas, mas sem a necessidade de fazer investimentos para isso”, pontua Daniel.
As imobiliárias de bairro, que já tem seu público cativo e que tem seu foco em venda de imóveis, mas não possuem estrutura de aluguel, podem agora listar o seu imóvel na plataforma, sem custos. Toda a etapa administrativa, jurídica e de marketing será desenvolvida pela Desenrola, que vai receber parte do retorno do negócio.
Público
A ideia da nova empresa nasceu para atender a um público em potencial: os “millennials”, que nasceram com a cultura digital, mas contemplará todos os consumidores, de diferentes gostos e preferências. Hoje, os millennials representam mais da metade (51%) dos consumidores do mercado imobiliário digital no Brasil, segundo dados de uma pesquisa da agência Today.
De acordo com a pesquisa, 80% da geração, que hoje tem entre 25 e 39 anos, prefere alugar imóveis ao invés de comprá-los. E 82% dos entrevistados dizem possuir um smartphone. Os Millennials já são um quarto da população brasileira, de acordo com a Euromonitor.