domingo, 28 de abril de 2024
Goiânia, Catalão e Anápolis: melhores para fazer negócio

Goiânia, Catalão e Anápolis: melhores para fazer negócio

Três municípios goianos avançaram várias posições no ranking nacional do Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócio: Goiânia, Catalão e Anápolis. O levantamento, realizado pela Urban Systems, avalia as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes com as melhores condições econômicas, de infraestrutura e serviços para se investir. Analisa o potencial de desenvolvimento econômico […]

10 de outubro de 2019

Vista aérea do Daia: Anápolis é considerada a terceira melhor cidade para negócios em Goiás

Três municípios goianos avançaram várias posições no ranking nacional do Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócio: Goiânia, Catalão e Anápolis. O levantamento, realizado pela Urban Systems, avalia as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes com as melhores condições econômicas, de infraestrutura e serviços para se investir. Analisa o potencial de desenvolvimento econômico destas cidades, considerando as melhores oportunidades para se investir. Apresenta ainda recorte dos melhores municípios em desenvolvimento social, infraestrutura e capital humano.

Goiânia é o município goiano com a melhor posição no ranking nacional (são pesquisados os indicadores de 317 cidades) do estudo: avançou da 32ª (em 2018) para a 23ª posição. Em segundo está Catalão, que avançou da 74ª para a 45ª posição no ranking nacional. Em terceiro vem Anápolis, que avançou 21 casas em um ano e está agora na 57ª posição nacional.

Novamente, entre as 10 primeiras posições, estão apenas municípios das Regiões Sudeste e Sul. As três cidades brasileiras melhores posicionadas no estudo são São Caetano do Sul (SP, na 1ª posição), Vitória (2ª) e São Paulo (3ª). Já no Centro-Oeste as melhores posicionadas são Cuiabá (14ª), Brasília (16ª) e Goiânia.

No item “Recorte de Desenvolvimento Econômico” do Estado, o município de Catalão avançou 51 casas e está entre os 20 melhores do País, ocupando a 17ª posição no estudo. O segundo município goiano melhor colocado neste item é Aparecida de Goiânia, na 30ª posição (avançou 30 casas em um ano). No item “Capital Humano” (que leva em consideração indicadores de postos de trabalho, formação superior e relação de empregos por habitantes) as melhores posições no ranking nacional são de Goiânia (21ª) e Anápolis (82ª).

Os indicadores de infraestrutura estão condicionados às facilidades que proporcionam ao desenvolvimento de empresas e negócios nas cidades. Tratam desde a infraestrutura básica (distribuição de água, por exemplo) até a questão de telecomunicação, apontando as cidades que não possuem barreiras para o desenvolvimento de negócios de diferentes segmentos. Neste quesito, os municípios goianos melhores colorados no ranking nacional são Goiânia (5ª posição), Anápolis (32ª) e Itumbiara (77ª), segundo o Estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócio.

“Temos tornado a gestão municipal mais moderna e menos burocrática para os empresários que querem investir em Anápolis. No próximo ano vamos implantar o novo Daia e uma nova política municipal de incentivos fiscais. Nosso maior objetivo é gerar condições mais favoráveis para a criação de mais empregos, que vão permitir maior desenvolvimento econômico e social de nossa cidade”, afirmou o prefeito Roberto Naves ao EMPREENDER EM GOIÁS.

Os 317 municípios analisados no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios são cidades com mais de 100 mil habitantes, representam 70% do PIB brasileiro, têm 62% das empresas e 72% dos empregos formais no País, além de 57% da população brasileira (leia-se mercado consumidor). O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios é calculado através da metodologia de análise estatística chamada: Índice de Qualidade Mercadológica (IQM). O objetivo é servir como parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

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