Os empreendedores goianos estão descobrindo uma nova forma de fazer negócio com mais chances de sucessos. É a de se tornar um franqueado de alguma marca que está se destacando no Brasil ou no mundo. No ano passado, o número de franqueados cresceu 15% em Goiás enquanto a média nacional foi de 5,1%. Os dados […]
Os empreendedores goianos estão descobrindo uma nova forma de fazer negócio com mais chances de sucessos. É a de se tornar um franqueado de alguma marca que está se destacando no Brasil ou no mundo. No ano passado, o número de franqueados cresceu 15% em Goiás enquanto a média nacional foi de 5,1%. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que, anualmente, faz um estudo sobre o setor, traçando o perfil das 50 maiores redes de franchising e destacando também as maiores por região.
Em 2019, entre as 10 maiores empresas franqueadoras do Centro-Oeste, 4 são goianas. A Fast Açai (Quer saber mais sobre a empresa? Leia aqui) ganhou uma posição e está agora no 4º lugar (em 2018 era a 5º) do ranking regional. A Hiperfesta (saiba mais da empresa aqui) pulou do 33ª lugar para o 5º, enquanto a Drogashop (leia mais aqui) é agora a 6ª (antes era a quinta) e a Farmácia Artesanal (saiba mais) que está no 10º lugar e antes estava em 11º.
O número de empresas franqueadoras não apenas aumentou em Goiás, mas também o número de redes, que cresceu 13%, enquanto a média nacional foi de 1,4%. Conforme a ABF, o faturamento das goianas subiu 8%, acima da média do Brasil que foi de 6,9%. Entre as maiores redes de franquias do Centro-Oeste as goianas atuam no ramo de saúde (Drogashop e Farmácia Artesanal), alimentação (Fast Açai) e no varejo (Hiperfesta). As outras são do Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul (1), Distrito Federal (3).
A diretora da Associação Brasileira de Franquias em Goiás, Cláudia Vobeto, acredita que o setor de franchising tende a continuar crescendo no Estado e em todo o País, já que os empreendedores estão mais capacitados e as empresas se especializando de forma diferenciada. “Além disso, as grandes redes estão descobrindo o interior do Brasil. Há brilho nos olhos dos investidores para empreender em Goiás e no Centro-Oeste, já que a população da região tem bom poder aquisitivo e alta demanda por produtos”, explica.
O presidente da ABF, André Friedheim disse que a pesquisa da entidade confirma, mais uma vez, que o franchising avança de forma contínua, seguro, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão.
MAIORES FRANQUIAS DO CENTRO-OESTE
Posição (2019) Empresa Número de franquias
1º Correios 994
2º Giraffas 373
3º Multicoisas 212
4º Fast Açaí 152
5º Hiperfesta 116
6º Drogashop 95
7º Bio Mundo 79
8º Menina Biju 72
9º MTCred 58
10º Farmácia Artesanal 46