Oferecer capacitação voltada para pessoas que desejam crescer financeiramente, organizar e equilibrar as finanças pessoais e começar a investir no mercado financeiro. Esta é missão da Ciano Escola de Finanças e Investimentos, fundada há dois anos pelo engenheiro e empresário goiano Lucas Souza. A escola atua em Goiânia, Rio Verde e em outras oito cidades […]
Oferecer capacitação voltada para pessoas que desejam crescer financeiramente, organizar e equilibrar as finanças pessoais e começar a investir no mercado financeiro. Esta é missão da Ciano Escola de Finanças e Investimentos, fundada há dois anos pelo engenheiro e empresário goiano Lucas Souza. A escola atua em Goiânia, Rio Verde e em outras oito cidades brasileiras – Teresina (PI), Imperatriz (MA), Rio Branco (AC), Aracajú (SE), Alagoas (AL), Ijuí (RS), Brasília (DF) e Porto Velho (RO).
“Este crescimento se deu por grande demanda de jovens empreendedores integrantes da Conaje, instituição onde sou vice-presidente”, salienta Lucas Souza, ao acrescentar que neste período a escola atendeu mais de 1,5 mil pessoas de diversas faixas etárias. Para este ano, a escola planeja realizar cerca de 30 eventos nas dez localidades onde já tem presença, mas pode haver alterações em decorrência da pandemia do coronavírus. Para 2021, Lucas e os sócios – Isabela Carpaneda e Gabriel Pinheiro -, traçaram a meta de atuar no exterior, em países da América Latina, Europa e Ásia. “Nosso desafio e desejo é levar conhecimento de longo prazo e com consistência para mundo. Mas é um projeto a longo prazo”, ressalta o empreendedor.
No intuito de formar as pessoas para a vida financeira, independente de classe social e atuação profissional, a escola oferece capacitações de três formas. Por meio de eventos, mentorias e associação. Anualmente, ocorre o FIVE (Finanças, Investimentos, Valor e Economia), evento de um dia inteiro, com vários palestrantes, que atende a cerca de 250 pessoas num determinado local.
Já o FiVeX, cuja meta para 2021 é realizar eventos em 50 cidades brasileiras, se constitui numa trilha de aprendizagem. As aulas duram 4 horas com intuito de capacitar a pessoa levando-a a investir, inclusive, no exterior. “São quatro etapas a serem cumpridas de maneira evolutiva”, explica Lucas Souza, ao comentar que um desses encontros foi realizado em fevereiro passado. As próximas aulas serão em abril, julho e agosto.
As mentorias são um plano de aprendizado personalizado, nas quais os participantes contam com assistência contínua, em que o mentorado pode tirar dúvidas diárias sobre investimentos e negócios financeiros. Outra forma de capacitação consiste na associação. Contribuindo com uma taxa mensal de R$ 49,00 o associado tem acesso a uma gama de serviços como acesso a eventos, conteúdos particulares, desconto em análises, contabilidade, etc.
De acordo com o fundador da Ciano, Lucas Souza, a metodologia empregada e os conteúdos repassados levam o participante a mergulhar no conceito e na prática com a oportunidade de fazer movimentações fora do país. “Quando a pessoa nos procura, traz junto todas suas dúvidas e anseios, e nós damos a ela as respostas que esperam e necessitam para cuidar do seu dinheiro com mais segurança e assertividade”, frisa. Um dos pontos básicos abordados nos cursos de educação financeira é que, para começar a investir, é preciso planejar e poupar dinheiro com regularidade; e para poupar, não é de bom tom gastar mais do que se ganha, pois “é aí que as pessoas se perdem financeiramente”.