A Rumo Logística coloca para funcionar nesta terça-feira (27) o novo terminal da ferrovia Norte-Sul em Rio Verde, trecho que a concessionária considera o mais importante da sua operação. A nova estrutura vai permitir um aumento considerável do volume de carga transportado. O investimento foi de R$ 400 milhões e terá capacidade para transportar 11 […]
A Rumo Logística coloca para funcionar nesta terça-feira (27) o novo terminal da ferrovia Norte-Sul em Rio Verde, trecho que a concessionária considera o mais importante da sua operação. A nova estrutura vai permitir um aumento considerável do volume de carga transportado. O investimento foi de R$ 400 milhões e terá capacidade para transportar 11 milhões de toneladas de grãos por ano.
Recentemente a empresa abriu 100 vagas de emprego para o novo terminal. A Rumo assumiu o tramo central da Norte-Sul em julho de 2019. A empresa opera o trecho que vai de Estrela D’Oeste (SP) até Porto Nacional (TO). Resta concluir apenas um último pedaço da Norte-Sul, de aproximadamente 290 km, entre Rio Verde e Ouro Verde de Goiás (próximo a Anápolis).
O foco da Norte-Sul é o transporte de grãos, como soja, milho e farelo, mas há espaço para também explorar outros tipos de cargas. Em Rio Verde, já está em construção um terminal de fertilizantes, em parceria com a Andali, onde haverá estrutura para transbordo e mistura dos adubos. A planta deverá ficar pronta em 2022. Também está previsto para 2023 uma base para combustíveis, que vai receber diesel e gasolina de Paulínia e biocombustível produzido em Goiás.