segunda-feira, 29 de abril de 2024
Goiânia é a 18ª cidade mais inteligente e conectada do País

Goiânia é a 18ª cidade mais inteligente e conectada do País

Goiânia é a 18ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil, conforme o Ranking Connected Smart Cities 2021, divulgado pela consultoria Urban Systems e desenvolvido em parceria com a Necta. A capital goiana avançou 18 posições no ranking em relação a 2020, quando ficou em 36º lugar. Além de Goiânia, que teve nota geral de […]

2 de setembro de 2021

Goiânia é a 18ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil, conforme o Ranking Connected Smart Cities 2021, divulgado pela consultoria Urban Systems e desenvolvido em parceria com a Necta. A capital goiana avançou 18 posições no ranking em relação a 2020, quando ficou em 36º lugar. Além de Goiânia, que teve nota geral de 34,735, mais duas cidades goianas estão entre as 100 mais bem ranqueadas no país. Anápolis ficou na 55ª colocação com nota de 31,552 e Itumbiara conquistou a 92ª posição, com nota 30,373.

Na edição deste ano, Goiânia, que também se manteve na terceira posição de cidade mais inteligente e conectada do Centro-Oeste, se destacou nas áreas de Saúde (12º), Tecnologia e Inovação (20º ), Educação (20º), Mobilidade (39º), Urbanismo (73º), Empreendedorismo (89º) e Meio Ambiente (96º). Não pontuou em Economia, Segurança e Governança.

Anápolis, que também é a 5ª cidade mais inteligente e conectada da Região Centro-Oeste, obteve destaque em Tecnologia e Inovação (31º), Educação (34º), Governança (38º) e Mobilidade (74º). Não pontou em Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Urbanismo, Empreendedorismo, Governança e Economia.

Itumbiara, também a 8ª mais inteligente e conectada do Centro-Oeste, se destacou em Educação (18º), Meio Ambiente (19), Saúde (45º) e Urbanismo (63). Não pontuou em Mobilidade, Tecnologia e Inovação, Segurança, Empreendedorismo, Governança, Urbanismo e Economia.

Potencial
O ranking analisou 677 cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes. Ao todo, são analisados 75 indicadores (5 a mais que o ano anterior), que fazem parte de 11 eixos temáticos: tecnologia e inovação, economia, educação, mobilidade, urbanismo, saúde, empreendedorismo, governança, meio ambiente, segurança e energia. A primeira posição geral no ranking ficou com São Paulo (SP), a segunda foi para Florianópolis (SC), seguida de Curitiba (PR). O objetivo do estudo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Para o presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities, ano a ano, vem auxiliando as cidades a entenderem o seu nível de desenvolvimento inteligente e sustentável, oferecendo parâmetros para que as cidades possam se planejar e criar estratégias para tornarem-se mais humanas e propiciar qualidade de vida a seus habitantes.

“A edição 2021 do ranking, mesmo com as alterações de indicadores, trazendo alguns que refletem as soluções já implantadas, apontou que algumas cidades permanecem em posições de destaque, mostrando que estas estão no caminho de trazer qualidade de vida aos seus habitantes, enquanto outras, mesmo com alteração no estudo, permanecem distante das posições ideais e precisam olhar com atenção ao planejamento da cidade”, disse Assumpção.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.