domingo, 28 de abril de 2024
Programa LIDER chega ao Nordeste Goiano

Programa LIDER chega ao Nordeste Goiano

Criado para contribuir com a articulação entre o poder público, entidades privadas e o terceiro setor em prol do desenvolvimento econômico e social, o Programa Liderança Para Desenvolvimento Regional (LIDER) será lançado na sexta-feira (1° de  outubro), na cidade de Posse, na região nordeste de Goiás. A jornada dos trabalhos será dividia em 19 meses, com término previsto para março de 2023, […]

29 de setembro de 2021

A cidade de Posse vai sediar o lançamento do programa LIDER

Criado para contribuir com a articulação entre o poder público, entidades privadas e o terceiro setor em prol do desenvolvimento econômico e social, o Programa Liderança Para Desenvolvimento Regional (LIDER) será lançado na sexta-feira (1° de  outubro), na cidade de Posse, na região nordeste de Goiás.

A jornada dos trabalhos será dividia em 19 meses, com término previsto para março de 2023, e tem por premissa criar uma agenda unificada de desenvolvimento sustentável no Nordeste Goiano, composta por 21 municípios e se destaca especialmente pelo turismo e agronegócio. A participação dos selecionados é gratuita.

A equipe do Sebrae Goiás, sob a coordenação do analista Andrey Azeredo, realizou visitas às cidades da região para a primeira fase do projeto, que identifica e sensibiliza das lideranças locais. Outro ponto importante é a parceria do programa LIDER com as prefeituras. “Esse é um ponto importante do projeto, pois são as administrações municipais que executam e que podem tornar o ambiente de negócios mais favorável nas cidades”, afirma Andrey.

As fases do programa estão divididas em três etapas: fundação, construção e aplicação. A primeira etapa foi concluída e agora segue a fase de organização dos grupos com oito encontros e quatro fóruns de monitoramento. A primeira oficina, após o lançamento está marcada para os dias 14 e 15 de outubro, também em Posse.

O programa é de atuação nacional e, em Goiás, já foi realizado na Região Norte do Estado, representada por Porangatu, e apresentou resultados positivos quanto à promoção da competitividade dos pequenos negócios e fomento do empreendedorismo.

“O objetivo do Sebrae é contribuir na mudança da realidade dos municípios e desenvolver as cidades de acordo com as potencialidades de cada uma. Na região Nordeste por exemplo, temos o Vale do Paranã, com uma vocação maior para o agronegócio e a região de Alto Paraíso com uma vocação mais turística e as duas estarão unidas pelo programa”, comenta Andrey.

O Nordeste Goiano foi escolhido neste momento de retomada Econômica por ter Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, considerando os índices nacionais, mas grande potencialidade para o empreendedorismo.  “É uma região com características próprias, seja no turismo, na agricultura, no agronegócio ou na indústria e que tem uma excelente posição geográfica. Com tudo isso, temos a certeza de que o programa LIDER vai contribuir para o desenvolvimento da população”, diz.

Após o lançamento, no dia 1° de outubro, serão mais 14 meses de trabalho com os 55 líderes selecionados. O que o programa busca é conhecer as prioridades do território e construir uma agenda prática e positiva a partir da análise de prioridades desses atores locais. Tudo isso sob a orientação de um time de consultores do Sebrae preparados para atuar especificamente nesta ação.

Os encontros do projeto ocorrem de acordo com a agenda definida em conjunto pelo Sebrae e os líderes selecionados, os quais terão como contrapartida a participação ativa nos encontros, ampliação das suas redes e de conhecimentos por meio dos fóruns temáticos que vão acontecer durante a programação. 

Como parte dos resultados, a expectativa é de que o grupo se organize com a opção de institucionalização mais adequada às características e realidades locais. As metas serão definidas pelas lideranças, com o apoio do Sebrae,  que conta com a adesão e participação de diversas entidades locais no projeto, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL),  sindicatos, associações, empresários, comerciantes e  produtores rurais.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.