domingo, 28 de abril de 2024
BC deve elevar os juros novamente nesta semana

BC deve elevar os juros novamente nesta semana

A projeção do mercado financeiro é que a taxa básica de juros da economia suba 1,5 ponto percentual, de 9,25% para 10,75% ao ano, passando a barreira dos dois dígitos, o que não ocorria desde julho de 2017.

31 de janeiro de 2022

Nesta quarta-feira (02/02) tem reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir sobre a Taxa Selic. A projeção do mercado financeiro é que a taxa básica de juros da economia suba 1,5 ponto percentual, de 9,25% para 10,75% ao ano, passando a barreira dos dois dígitos, o que não ocorria desde julho de 2017.

O cenário atual aponta para juros ainda mais altos e por um período mais longo, por causa da alta das commodities, das expectativas de inflação e do risco fiscal. Se no fim de 2021 as preocupações com a fraqueza da atividade econômica dominavam o debate sobre os rumos da política monetária, o início de 2022 traz novidades que apontam para um cenário com juros ainda mais altos e por um período prolongado.

Para ainda conter o aumento médio dos preços, a alta dos juros básicos não deve parar em fevereiro, mas deve ter aumento bem menor do que tem sido visto desde o ano passado. A taxa, segundo previsão do mercado, deve encerrar em 11,75% a.a até dezembro de 2022. A projeção para o IPCA, inflação oficial do País, é que deve fechar neste ano na casa de 5,1%, praticamente a metade do acumulado em 2021.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.