sábado, 27 de abril de 2024
Mercado prevê mudanças na política de preços da Petrobras

Mercado prevê mudanças na política de preços da Petrobras

O mercado dá como certa mudanças desta vez na política de preços da estatal, que tem o quarto presidente em um ano.

24 de maio de 2022

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mudou novamente o comando da Petrobras, a menos de cinco meses do primeiro turno das eleições presidenciais. Demitiu José Mauro Coelho, há apenas 40 dias no cargo, e indicou Caio Mário Paes de Andrade. Será o quarto presidente da companhia em pouco mais de um ano.

Já presidiram a estatal neste período: Roberto Castello Branco (janeiro de 2019 a abril de 2021) e Joaquim Silva e Luna (abril de 2021 a abril de 2022), ambos demitidos após contrariarem Bolsonaro com reajustes dos combustíveis.

Agora, o mercado dá como certa mudança nos preços da empresa, um calcanhar-de-Aquiles para a popularidade de Bolsonaro, em ano eleitoral, devido à pressão que exerce sobre a inflação. Embora seja favorável à manutenção do alinhamento dos preços à paridade de importação, o ministro Paulo Guedes (Economia) defende um espaçamento temporal maior entre os reajustes promovidos pela estatal, algo em torno de 100 dias.

Ou seja: provavelmente não haveria reajuste de preços dos combustíveis durante o período da campanha eleitoral. A reação do mercado nesta terça-feira (25/5) não foi a melhor: as ações da Petrobras abriram com queda de 12%.

Travar reajustes

Outra medida em estudo é a imposição de uma trava para reajustes. Nesse caso, a ideia é que, se o preço internacional variar apenas dentro de uma faixa pré-estabelecida, a Petrobras ficaria impedida de praticar reajustes – sendo autorizada apenas caso a cotação ultrapasse o teto da banda.

A expectativa é que Paes de Andrade também ajude a engrossar o coro de Guedes e do ministro Adolfo Sachsida (Minas e Energia) em favor da privatização da Petrobras e da Pré-Sal Petróleo (PPSA) – embora a desestatização das companhias este ano, a cinco meses das eleições, seja praticamente inviável.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.