Goiás possui a quarta maior frota de aeronaves de aviação geral do País, com 1.224 das 15.675 registradas, atrás apenas de São Paulo (3.911), Mato Grosso (1.466) e Minas Gerais (1.313). Em número de bases de manutenção, o Estado é o terceiro do País, com 50 bases, das quais mais de 30 em Goiânia.
Essa posição de destaque na aviação executiva leva Goiânia a sediar, pela segunda vez, a Feira Aviation XP no Centro-Oeste, evento que será realizado nesta semana (dias 29 e 30), no Aeroporto Santa Genoveva. O evento reunirá players do mercado, com exposição de aeronaves, produtos, serviços e debates pertinentes à aviação geral.
“Goiânia foi escolhida para sediar esse evento por sua representatividade no mercado regional”, justifica Gledson Castro, diretor da empresa G2C Events, organizadora da feira. Ele adianta ao EMPREENDER EM GOIÁS que a edição de 2023 já está agendada para o mês de junho.
“Estamos trazendo os negócios até os clientes, mostrando que eles não precisam mais se deslocar para São Paulo para tratar de negócios relacionados à aviação”, acrescenta Castro. Ele revela que 70% das empresas participantes dessa edição são da região.
“Por que ir a São Paulo para comprar produtos, contratar seguro, fazer manutenção se os clientes podem contar com tudo isso aqui mesmo, com conforto e segurança?”, questiona o empresário.
Para a edição deste ano, estão confirmados stands das empresas Tecnam, fabricante italiana de aeronaves, Pilatus/Synerjet, Vulcanair/Baburich, Cirrus/Plane Aviation, Piper/JP Martins, Aerian, Global Parts, Diamond Aviação, Aeromecânica, CCR, Razac, Dancor Seguros, Antares Polo Aeronáutico e Helipark, entre outras.
A categoria aviação geral compreende todas as aeronaves que não se enquadram nos tipos comercial e militar. “Ela abrange desde um avião experimental até um jato executivo, passando por asa delta”, exemplifica Castro. A expectativa é de que a feira atraia público, além de Goiás, também do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Brasília.
Leia também: Voar Aviation planeja operar com eVTLOs, “os carros voadores”