segunda-feira, 29 de abril de 2024
Goiás volta a ser o 10º Estado mais visitado do Brasil

Goiás volta a ser o 10º Estado mais visitado do Brasil

Especialistas avaliam que dados do IBGE confirmam a recuperação do turismo em Goiás depois do forte impacto provocado pela pandemia.

6 de julho de 2022

Turismo em Alto Paraíso de Goiás: setor se recupera da pandemia

Goiás voltou a figurar entre os dez Estados brasileiros mais visitados por turistas em 2021, com um total de 428 mil das 12,2 milhões viagens feitas no ano passado. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua – Turismo (PNADC Turismo), divulgada nesta quarta-feira (06/7) pelo IBGE.

Especialistas ouvidos pelo EMPREENDER EM GOIÁS avaliam que os dados mensuram e confirmam a recuperação do setor de turismo depois do forte impacto provocado pela pandemia de Covid-19.

“Goiás teve um crescimento real. Se comparar sol e praia, houve uma queda de 8% na procura. Já o ecoturismo subiu 6%. E Goiás tem muito forte esse turismo ligado às atividades ao ar livre, por isso voltamos para os dez principais destinos”, avalia a presidente do Goiânia Convention Bureau, Fernanda Cury, acrescentando que o turismo em Goiás cresceu três vezes mais do que a média nacional.

Cury também destaque que favorece Goiás a sua localização, atraindo o “turismo de boa vizinhança”. Ela também destaca a estrutura de ecoturismo do Estado, com resorts, hotéis, pousadas. “Todas as cidades, principalmente próximas de Goiânia, têm um apelo forte para o ecoturismo, o turismo mais saudável e mais barato”, enumera.

Outro fator são os sucessivos aumentos das passagens aéreas.

Para o presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás (Goiás Turismo), Fabrício Amaral, a tendência é que o setor continue crescendo no Estado. Ele lembra que o próprio IBGE divulgou pesquisa recente mostrando que, no mês de abril, as atividades turísticas no Estado aumentaram 8,3% na comparação com março deste ano, alcançando a maior alta do país, entre os Estados. Enquanto isso, a média de crescimento do setor no Brasil foi de 2,5%.

“Os números nos deixam contentes, mas não são surpresa. Sabíamos que apostar na regionalização do turismo, no fortalecimento dos protocolos sanitários e no apoio aos empresários com linhas de crédito traria bons resultados”, afirmou Amaral. “Os dados mostram os esforços do Governo de Goiás para a retomada pós-pandemia e, é claro, nosso Estado tem muita beleza e atrativos”.

Estados mais visitados (em viagens)

  • São Paulo (2,5 milhões)
  • Minas Gerais (1,4 milhão)
  • Bahia (1,1 milhão)
  • Rio de Janeiro (804 mil)
  • Rio Grande do Sul (797 mil)
  • Paraná (683 mil)
  • Santa Catarina (640 mil)
  • Ceará (517 mil)
  • Pará (483 mil)
  • Goiás (458 mil)

Saiba mais: Turismo cresce em Goiás e setor prevê 2022 melhor

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.