domingo, 28 de abril de 2024
Alta nas vendas anima construtoras em Goiás

Alta nas vendas anima construtoras em Goiás

De janeiro a abril deste ano houve aumento de 63% na comercialização de imóveis novos no Estado.

13 de julho de 2022

A alta nas vendas do mercado imobiliário tem animado as construtoras em Goiás. De janeiro a abril deste ano houve aumento de 63% na comercialização de imóveis novos no Estado. Foram 4 mil unidades, contra 2,5 mil em igual período de 2021. E no ano passado o setor teve o maior volume de vendas dos últimos dez anos em Goiás. Com isso, o número de lançamentos praticamente triplicou nos primeiros quatro meses deste ano, para 4,2 mil novas unidades lançadas na planta.

“Se continuar nesse ritmo, vamos concluir o ano com volume de vendas acima das 10.234 unidades do ano passado”, afirma o presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), Fernando Razuk. “Os incorporadores se animaram com os bons resultados das vendas nos últimos meses e lançaram mais empreendimentos. Para eles, isso representa um desafio maior, pois o mercado fica mais competitivo,” avalia.

O preço de venda também tem aumentado nos últimos meses, com alta média de 14% neste ano. Segundo Razuk, a tendência é que o preço dos imóveis continue aumentando nos próximos meses, em função do impacto da inflação do custo de construção. “As incorporadoras trabalham com margens estreitas. É impossível sobreviver sem ter de repassar o aumento do custo de construção para o preço do imóvel”, diz.

Nem tudo são flores no mercado imobiliário goiano. Com o crescimento das vendas e o aumento dos juros dos financiamentos, houve aumento também nos distratos. Em 2021, foram 1 mil, que representou 9,8% em relação às 10.234 unidades vendidas naquele ano. De janeiro a abril de 2022, foram 612 constratos desfeitos, representando 14,4% das 4.237 unidades vendidas no período. “É natural que após anos de ‘boom’ do mercado imobiliário, e em um período de pós-pandemia, o número de distratos aumente”, avalia Razuk.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.