sábado, 27 de abril de 2024
Sinal 5G está chegando e Goiás sequer tem 100% da rede 4G

Sinal 5G está chegando e Goiás sequer tem 100% da rede 4G

A chegada da rede 5G também será lenta e gradual em Goiás, porque os municípios precisaram ainda realizar várias adequações legais.

27 de julho de 2022

A rede de banda larga 5G começa a chegar em 29 de setembro no Estado, a partir de Goiânia, mas a rede 4G sequer está presente em 100% dos municípios goianos. Das 246 cidades em Goiás, 11 ainda não tem esta cobertura. A chegada da rede 5G também será lenta e gradual no Estado, porque os municípios precisaram ainda realizar várias adequações legais.

O sinal 5G estreou deve chegar a todas as capitais até 29 de setembro. A tecnologia oferece velocidade média de 1 Gigabit por segundo (Gbps), dez vezes superior ao sinal 4G, e tem a possibilidade de chegar a 20 Gbps. Especialistas afirmam que isto deve mudar de forma significativa a economia nas localidades que contarem com a internet superveloz.

Em Goiás o sinal 5G chegará primeiro à capital, mas nas demais cidades o cronograma é extenso: em municípios com mais de 500 mil habitantes, o prazo final é 31 de julho de 2025; nos municípios com mais de 200 mil, 31 de julho de 2026; em cidades com mais de 100 mil, até 31 de julho de 2027; e nos municípios de pequeno porte somente a partir de 2028.

Papel dos municípios

Os municípios têm papel fundamental para viabilizar os serviços de telefonia e internet 5G, uma vez que cabe ao executivo e legislativo municipal a revisão das normas urbanísticas e simplificação dos processos de licenciamento municipal para normatizar a implantação das antenas e infraestrutura de suporte.

São essas adequações de rede que permitiram a chegada do sinal 4G. E nem todos conseguem: Americano do Brasil, Cachoeira de Goiás, Campos Verdes, Edealina, Guarinos, Matrinchã, Moiporá, Mundo Novo, Nova América, Novo Brasil e Santa Fé de Goiás têm 0% de cobertura 4G. Os dados são da Anatel. A população (dados do IBGE) somada dessas cidades é de 40,8 mil pessoas.

Além desses onze municípios goianos, outros sete têm cobertura 4G inferior a 1%. O único com 100% de cobertura no Estado é Valparaíso de Goiás. A capital empata com Aparecida de Goiânia com o segundo melhor índice, de 99,9%.

Saiba mais: Goiás possui 8,3 milhões de linhas de celular

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.